CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ACERCA DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO AMBIENTE ESCOLAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46843 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 7859 "titulo" => "CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ACERCA DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Em pleno século XXI ainda não há uma posição efetiva no que se refere à inclusão das TICs na escola. A questão é bastante complexa, sobretudo por não haver uma legislação (única) que delibere sobre a temática e que oriente o uso pedagógico das TICs nas salas de aula. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um estudo teórico acerca das principais convergências e divergências a respeito da inclusão das TICs no ambiente escolar; a fim de responder a seguinte problema de pesquisa: quais são as principais convergências e divergências que existem em torno da inclusão das TICs no ambiente escolar?. O artigo em questão possui natureza bibliográfica e exploratória e deve ser entendido como um estudo sistemático e um recorte da literatura relativa às TICs na contemporaneidade. Entre as principais constatações deste artigo científico estão: não há um consenso quando se fala em inclusão das TICs no ambiente escolar; muitas são unidades escolares que proíbem o uso de ferramentas de comunicação, como o aparelho celular e muitos ganhos pedagógicos não são tidos nas escolas públicas brasileiras por estas considerarem as TICs como sendo mais uma ameaça a prática docente que uma aliada no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS, TECNOLOGIA, TICS, TICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7859_19082018152220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXIMILIANO JOSÉ CARVALHO VARJÃO" "autor_nome_curto" => "MAXIMILIANO JOSÉ CARVALHO VARJ" "autor_email" => "maximilianovarjao@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46843 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 7859 "titulo" => "CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ACERCA DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Em pleno século XXI ainda não há uma posição efetiva no que se refere à inclusão das TICs na escola. A questão é bastante complexa, sobretudo por não haver uma legislação (única) que delibere sobre a temática e que oriente o uso pedagógico das TICs nas salas de aula. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um estudo teórico acerca das principais convergências e divergências a respeito da inclusão das TICs no ambiente escolar; a fim de responder a seguinte problema de pesquisa: quais são as principais convergências e divergências que existem em torno da inclusão das TICs no ambiente escolar?. O artigo em questão possui natureza bibliográfica e exploratória e deve ser entendido como um estudo sistemático e um recorte da literatura relativa às TICs na contemporaneidade. Entre as principais constatações deste artigo científico estão: não há um consenso quando se fala em inclusão das TICs no ambiente escolar; muitas são unidades escolares que proíbem o uso de ferramentas de comunicação, como o aparelho celular e muitos ganhos pedagógicos não são tidos nas escolas públicas brasileiras por estas considerarem as TICs como sendo mais uma ameaça a prática docente que uma aliada no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS, TECNOLOGIA, TICS, TICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7859_19082018152220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXIMILIANO JOSÉ CARVALHO VARJÃO" "autor_nome_curto" => "MAXIMILIANO JOSÉ CARVALHO VARJ" "autor_email" => "maximilianovarjao@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }