GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47522 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 9589 "titulo" => "GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR" "resumo" => """ GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR\r\n \r\n Viviane Sulpino da Silva \r\n \r\n Prefeitura Municipal de Campina Grande \r\n \r\n viviane-sulpino@hotmail.com\r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n \r\n O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal. Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis. \r\n \r\n \r\n \r\n PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VERBETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9589_09092018153542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47522 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 9589 "titulo" => "GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR" "resumo" => """ GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR\r\n \r\n Viviane Sulpino da Silva \r\n \r\n Prefeitura Municipal de Campina Grande \r\n \r\n viviane-sulpino@hotmail.com\r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n \r\n O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal. Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis. \r\n \r\n \r\n \r\n PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VERBETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID9589_09092018153542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }