Esta pesquisa analisou o cotidiano escolar de estudantes portadores de deficiência intelectual no Colégio Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves que está localizado no município de Nazaré da Mata- PE. Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideais abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras e realizar atividades cotidianas. Pensando nesses alunos o trabalho foi desenvolvido afim de notar a aprendizagem e evolução emocional, cognitiva e social com esses estudantes. E também acompanhar a efetivação de políticas públicas no que diz respeito ao direito de acesso e permanência na escola. A pesquisa foi realizada com a coleta de relatos orais de alunos, equipe de saúde, professores, acompanhantes, família e toda equipe gestora escolar. E também foi realizada uma observação do cotidiano escolar no que concerne a estrutura do colégio e a parte pedagógica referente ao ensino e aprendizagem. O escopo foi registrar os níveis de aprendizagem de cada aluno deficiente intelectual, às normas e conceitos impostos pelo Colégio, à forma diferenciada (ou não) de receber as pessoas com deficiência, os recursos existentes, se os professores e auxiliares estão devidamente capacitados para trabalhar na perspectiva inclusiva e o quanto os pais estão envolvidos com a educação dos seus filhos. A compreensão fundamentada na inclusão, concebe a educação como um direito que prevê não somente a garantia à presença de todas as pessoas na escola, mas também à acessibilidade, ou seja, à extinção dos obstáculos que impedem a plena participação dos estudantes. É exatamente esse direito que essa pesquisa busca defender.