DESENVOLVENDO O TRABALHO COM O ORAL POR MEIO DO DEBATE REGRADO – RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46922 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1947 "inscrito_id" => 4698 "titulo" => "DESENVOLVENDO O TRABALHO COM O ORAL POR MEIO DO DEBATE REGRADO – RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, focando o gênero oral, por meio de um debate regrado. O objetivo dessa SD foi buscar desenvolver nos alunos sua capacidade de reflexão e argumentação, direcionados em um ambiente onde o principal ponto de análise seria a escuta do outro, para posterior (re) formulação de suas próprias falas. Todo o trabalho fundamenta-se nos estudiosos Dolz, Schneuwly e Pietro (2004). As análises e intervenções realizadas, após os debates, contribuíram para que os alunos pudessem perceber que os diferentes posicionamentos podem ser avaliados e refutados, mas também negociados na situação comunicacional. Mesmo com todas as preparações realizadas na SD, do ponto de vista da aprendizagem, nota-se que alguns alunos ainda voltavam ao mesmo ponto da argumentação, como a “girar em círculo”, fazendo-se perceber que há muito trabalho a ser desenvolvido com os alunos focalizando justamente as “passagens” de nível, de forma a garantir a apropriação do gênero debate regrado, por meio da coerência e da coesão no texto oral. A realização da SD levou a compreender o debate regrado como um objeto de ensino de caráter coletivo, um lugar de construção interativa, no qual as opiniões, os conhecimentos e as ações se unem por meio da oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "DEBATE REGRADO, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID4698_09092018131503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA PATRICIA BARBOZA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marciapatricia.barboza@gm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46922 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1947 "inscrito_id" => 4698 "titulo" => "DESENVOLVENDO O TRABALHO COM O ORAL POR MEIO DO DEBATE REGRADO – RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, focando o gênero oral, por meio de um debate regrado. O objetivo dessa SD foi buscar desenvolver nos alunos sua capacidade de reflexão e argumentação, direcionados em um ambiente onde o principal ponto de análise seria a escuta do outro, para posterior (re) formulação de suas próprias falas. Todo o trabalho fundamenta-se nos estudiosos Dolz, Schneuwly e Pietro (2004). As análises e intervenções realizadas, após os debates, contribuíram para que os alunos pudessem perceber que os diferentes posicionamentos podem ser avaliados e refutados, mas também negociados na situação comunicacional. Mesmo com todas as preparações realizadas na SD, do ponto de vista da aprendizagem, nota-se que alguns alunos ainda voltavam ao mesmo ponto da argumentação, como a “girar em círculo”, fazendo-se perceber que há muito trabalho a ser desenvolvido com os alunos focalizando justamente as “passagens” de nível, de forma a garantir a apropriação do gênero debate regrado, por meio da coerência e da coesão no texto oral. A realização da SD levou a compreender o debate regrado como um objeto de ensino de caráter coletivo, um lugar de construção interativa, no qual as opiniões, os conhecimentos e as ações se unem por meio da oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "DEBATE REGRADO, ORALIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID4698_09092018131503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA PATRICIA BARBOZA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marciapatricia.barboza@gm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }