WATTPAD COMO RECURSO MIDIÁTICO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS ESCRITORES E LEITORES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49339 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1397 "inscrito_id" => 3332 "titulo" => "WATTPAD COMO RECURSO MIDIÁTICO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS ESCRITORES E LEITORES" "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no relato de experiência acerca do minicurso ministrado na I Mostra Científica da Universidade de Pernambuco, partindo do preconceito que ainda se tem sobre o uso de tecnologia em sala de aula, o que, inúmeras vezes é encarado como um empecilho para os educadores, visto que grande parte dos alunos a utiliza de modo extremamente errôneo, que é durante as aulas. A proposta trazida aqui é a de romper com esse tipo de ideologia, de modo que o uso de aparatos eletrônicos e a difusão midiática, em conjunto, se transformem em metodologia, seja enfim uma opção didática e possa ser, sem males, trabalhada em sala para, além de construir no aluno consciência sobre a necessidade de leitura e escrita, também trabalhar de forma dinâmica e desfazer-se de métodos rudimentares. Para tal, ir-se-á partir de pressupostos defendidos por Moura e Ferreira, nos quais se pauta a formação de indivíduos leitores, adjunto ao recurso midiático escolhido para compor o trabalho: o aplicativo/site Wattpad, considerando sua acessibilidade e alcance quanto os jovens, uma vez que é um aspecto importante para ater a atenção dos mesmos e conseguir com que interajam na aula para que assim o objetivo do trabalho seja alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "WATTPAD, LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3332_05092018154128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO JOSÉ DE ABREU MOURA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabiojosedeabreumoura@hot" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49339 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1397 "inscrito_id" => 3332 "titulo" => "WATTPAD COMO RECURSO MIDIÁTICO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS ESCRITORES E LEITORES" "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no relato de experiência acerca do minicurso ministrado na I Mostra Científica da Universidade de Pernambuco, partindo do preconceito que ainda se tem sobre o uso de tecnologia em sala de aula, o que, inúmeras vezes é encarado como um empecilho para os educadores, visto que grande parte dos alunos a utiliza de modo extremamente errôneo, que é durante as aulas. A proposta trazida aqui é a de romper com esse tipo de ideologia, de modo que o uso de aparatos eletrônicos e a difusão midiática, em conjunto, se transformem em metodologia, seja enfim uma opção didática e possa ser, sem males, trabalhada em sala para, além de construir no aluno consciência sobre a necessidade de leitura e escrita, também trabalhar de forma dinâmica e desfazer-se de métodos rudimentares. Para tal, ir-se-á partir de pressupostos defendidos por Moura e Ferreira, nos quais se pauta a formação de indivíduos leitores, adjunto ao recurso midiático escolhido para compor o trabalho: o aplicativo/site Wattpad, considerando sua acessibilidade e alcance quanto os jovens, uma vez que é um aspecto importante para ater a atenção dos mesmos e conseguir com que interajam na aula para que assim o objetivo do trabalho seja alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "WATTPAD, LEITURA, ESCRITA, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3332_05092018154128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO JOSÉ DE ABREU MOURA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabiojosedeabreumoura@hot" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }