PROJETO CAFÉ (CONS)CIÊNCIA – APRENDENDO FISIOLOGIA HUMANA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48754 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2004 "inscrito_id" => 10276 "titulo" => "PROJETO CAFÉ (CONS)CIÊNCIA – APRENDENDO FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O Projeto Café Cons(Ciência) buscou analisar a importância do protagonismo discente na efetivação da aprendizagem significativa no contexto da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, levando em consideração a relação direta entre currículo e a prática como forma organizadora do processo educativo. Neste sentido, vemos que a interação do mesmo no cotidiano escolar e na prática pedagógica constitui a autonomia e capacidade de formar novas aprendizagens a partir dos conhecimentos prévios que o indivíduo possui o que passa a produzir um conhecimento que reverbera positivamente na vida do educando. Para tanto, o Projeto foi planejado para execução em cerca de um mês, que perpassa por teoria/prática/protagonismo, e culminância em uma manhã de café da manhã coletivo e compartilhamento de conhecimentos. Nossas reflexões, como docentes, nas avaliações seriadas feitas no decorrer desse projeto, é que há uma correlação direta entre conhecimentos prévios e adquiridos, no que tange especialmente aos significantes, e que também há uma relevância muito grande do discente na atuação da sua própria aprendizagem, sendo o professor portanto, um mediador nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FISIOLOGIA HUMANA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10276_09092018162651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYSE LARA VIEIRA MALHEIRO" "autor_nome_curto" => "LARA MALHEIRO" "autor_email" => "laramalheiro87@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48754 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2004 "inscrito_id" => 10276 "titulo" => "PROJETO CAFÉ (CONS)CIÊNCIA – APRENDENDO FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O Projeto Café Cons(Ciência) buscou analisar a importância do protagonismo discente na efetivação da aprendizagem significativa no contexto da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, levando em consideração a relação direta entre currículo e a prática como forma organizadora do processo educativo. Neste sentido, vemos que a interação do mesmo no cotidiano escolar e na prática pedagógica constitui a autonomia e capacidade de formar novas aprendizagens a partir dos conhecimentos prévios que o indivíduo possui o que passa a produzir um conhecimento que reverbera positivamente na vida do educando. Para tanto, o Projeto foi planejado para execução em cerca de um mês, que perpassa por teoria/prática/protagonismo, e culminância em uma manhã de café da manhã coletivo e compartilhamento de conhecimentos. Nossas reflexões, como docentes, nas avaliações seriadas feitas no decorrer desse projeto, é que há uma correlação direta entre conhecimentos prévios e adquiridos, no que tange especialmente aos significantes, e que também há uma relevância muito grande do discente na atuação da sua própria aprendizagem, sendo o professor portanto, um mediador nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FISIOLOGIA HUMANA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10276_09092018162651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYSE LARA VIEIRA MALHEIRO" "autor_nome_curto" => "LARA MALHEIRO" "autor_email" => "laramalheiro87@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }