DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46931 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 4755 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado na creche Elizabete Gomes da Silva na sala do Pré-escolar II desenvolvido em dois momentos: a observação e a intervenção docente. Para cada momento foi determinado 20 horas semanais. Na observação elaboramos uma analise criteriosa para o conhecimento do contexto escolar e da pratica pedagógica das professoras responsáveis pela Educação Infantil (Pré-escolar II). Na coleta dos dados nos valemos de consultas a documentos oficiais e institucionais, conversa informal com as professoras e observações na sala de aula para subsidiar a construção da proposta pedagógica. A partir dos dados coletados, elaboramos uma sequência didática tendo como temática Brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje, pensando a atividade lúdica como recurso didático fundamental para desenvolver na criança sua capacidade de brincar, imaginar, fantasiar, aprender, experimentar, interagir, dentre outras. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), BNCC (2018) Oliveira (2000), Pimenta, S. Lima, Moro (2004), Freire (1987), entre outros. Essa experiência foi gratificante e de grande importância para nossa formação acadêmica inicial, não só por promover a interação com profissionais da educação, mas principalmente porque foi possível colocar em prática os conhecimentos acumulados no curso de Pedagogia e a certeza de que, é por meio da reflexão critica sobre a pratica pedagógica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (Freire, 1987)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4755_09092018211330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CAITANO BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SANDRA " "autor_email" => "caitano_sandra@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46931 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 4755 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA OBSERVAÇÃO A DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado na creche Elizabete Gomes da Silva na sala do Pré-escolar II desenvolvido em dois momentos: a observação e a intervenção docente. Para cada momento foi determinado 20 horas semanais. Na observação elaboramos uma analise criteriosa para o conhecimento do contexto escolar e da pratica pedagógica das professoras responsáveis pela Educação Infantil (Pré-escolar II). Na coleta dos dados nos valemos de consultas a documentos oficiais e institucionais, conversa informal com as professoras e observações na sala de aula para subsidiar a construção da proposta pedagógica. A partir dos dados coletados, elaboramos uma sequência didática tendo como temática Brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje, pensando a atividade lúdica como recurso didático fundamental para desenvolver na criança sua capacidade de brincar, imaginar, fantasiar, aprender, experimentar, interagir, dentre outras. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), BNCC (2018) Oliveira (2000), Pimenta, S. Lima, Moro (2004), Freire (1987), entre outros. Essa experiência foi gratificante e de grande importância para nossa formação acadêmica inicial, não só por promover a interação com profissionais da educação, mas principalmente porque foi possível colocar em prática os conhecimentos acumulados no curso de Pedagogia e a certeza de que, é por meio da reflexão critica sobre a pratica pedagógica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (Freire, 1987)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID4755_09092018211330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA CAITANO BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SANDRA " "autor_email" => "caitano_sandra@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }