DESMEMBRANDO OS SENTIDOS DO TEXTO QUANTO AOS SEUS ASPECTOS DE CONSTRUÇÃO, PRODUÇÃO, COMPREENSÃO, E COMPETÊNCIA TEXTUAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46940 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 952 "inscrito_id" => 3825 "titulo" => "DESMEMBRANDO OS SENTIDOS DO TEXTO QUANTO AOS SEUS ASPECTOS DE CONSTRUÇÃO, PRODUÇÃO, COMPREENSÃO, E COMPETÊNCIA TEXTUAL" "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de abordar alguns elementos importantes acerca do conceito da Linguística Textual nas vertentes da produção, compreensão e competência textual e desta forma levar aos sentidos do texto em prol da construção do sentido mais significativo. Desta forma, procuramos discutir como essas metodologias que regem o texto pode contribuir de forma eficientemente diante a “competência textual”, pois a esfera que constitui o texto é de característica ampla que não coincide com um aglomerado de palavras, ou seja, o texto transcendem os limites estruturais das frases, e nessa ótica, muitas questões extras podem vir a ser consideradas, podendo vir a influenciar positivamente nas diversas situações comunicativas que o texto pode oferecer. Nesse sentido, o principal objetivo é poder esclarecer a importância da boa aquisição das “tramas” do texto, levando em consideração os meios (extra)linguísticos que podem transformar ou enriquecer os enunciados propostos. O mesmo foi feito através de pesquisas de bibliográficas, tendo como finalidade evidenciar métodos e abordagens pertinentes destacando a importância dos componentes que constituem respectivamente nos procedimentos necessários da Linguística Textual para o contexto atual do estudo do texto, pois, essas questões pode vir gerar uma plenitude pitoresca para aqueles que desconhecem essas questões pertinentes ao texto, e essa nova face sobre os meios que norteiam o texto é de certa forma mais completa para o autor/leitor, e consequentemente mais significativa para se buscar a competência textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO, PRODUÇÃO, COMPREENSÃO, COMPETÊNCIA TEXTUAL, COMPETÊNCIA TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3825_27082018155333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA OLIVEIRA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46940 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 952 "inscrito_id" => 3825 "titulo" => "DESMEMBRANDO OS SENTIDOS DO TEXTO QUANTO AOS SEUS ASPECTOS DE CONSTRUÇÃO, PRODUÇÃO, COMPREENSÃO, E COMPETÊNCIA TEXTUAL" "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de abordar alguns elementos importantes acerca do conceito da Linguística Textual nas vertentes da produção, compreensão e competência textual e desta forma levar aos sentidos do texto em prol da construção do sentido mais significativo. Desta forma, procuramos discutir como essas metodologias que regem o texto pode contribuir de forma eficientemente diante a “competência textual”, pois a esfera que constitui o texto é de característica ampla que não coincide com um aglomerado de palavras, ou seja, o texto transcendem os limites estruturais das frases, e nessa ótica, muitas questões extras podem vir a ser consideradas, podendo vir a influenciar positivamente nas diversas situações comunicativas que o texto pode oferecer. Nesse sentido, o principal objetivo é poder esclarecer a importância da boa aquisição das “tramas” do texto, levando em consideração os meios (extra)linguísticos que podem transformar ou enriquecer os enunciados propostos. O mesmo foi feito através de pesquisas de bibliográficas, tendo como finalidade evidenciar métodos e abordagens pertinentes destacando a importância dos componentes que constituem respectivamente nos procedimentos necessários da Linguística Textual para o contexto atual do estudo do texto, pois, essas questões pode vir gerar uma plenitude pitoresca para aqueles que desconhecem essas questões pertinentes ao texto, e essa nova face sobre os meios que norteiam o texto é de certa forma mais completa para o autor/leitor, e consequentemente mais significativa para se buscar a competência textual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO, PRODUÇÃO, COMPREENSÃO, COMPETÊNCIA TEXTUAL, COMPETÊNCIA TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3825_27082018155333.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA OLIVEIRA" "autor_email" => "mary_ta_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }