DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: REVELAÇÕES DE PROFESSORES E A OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46971 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 1767 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: REVELAÇÕES DE PROFESSORES E A OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA." "resumo" => "O presente artigo refere-se à dificuldade de aprendizagem no ambiente escolar. Investigou-se como acontece o processo de aprendizagem da criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) em sala de aula da rede pública de ensino, para, a partir disso, analisar como o processo de ensino contribui para desenvolver habilidades cognoscitivas do educando; compreender como acontece o acompanhamento extraescolar por parte dos pais, da família e consulta com profissionais especializados na causa; identificar os mecanismos que facilitem o desenvolvimento intelectual do aluno; avaliar o comportamento do aluno na sala de aula com os professores e os colegas de classe. A coleta de dados para a pesquisa se desenvolveu através de uma entrevista com a professora de uma escola pública, de ensino pré-escolar de Timon-MA e em observação de um aluno da mesma Instituição de Ensino. A pesquisa trata-se de ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de uma entrevista semiestruturada à cerca do título proposto e a observação na criança, em tudo que a mesma realizava em sala de aula. Verificou-se que o comportamento escolar, o apoio da família, o uso de metodologias adequadas e o máximo interesse da professora para envolver a criança nas atividades propostas no âmbito escolar, aliado com auxílio da escola, se houvessem, seriam de suma eficácia para amenizar o déficit de atenção que a criança enfrenta, ou seja, esta realidade poderá ser revertida somada às ações e pessoas comprometidas com o aluno e a sua dificuldade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID1767_06052018213403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "lucygomys@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46971 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 1767 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: REVELAÇÕES DE PROFESSORES E A OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA." "resumo" => "O presente artigo refere-se à dificuldade de aprendizagem no ambiente escolar. Investigou-se como acontece o processo de aprendizagem da criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) em sala de aula da rede pública de ensino, para, a partir disso, analisar como o processo de ensino contribui para desenvolver habilidades cognoscitivas do educando; compreender como acontece o acompanhamento extraescolar por parte dos pais, da família e consulta com profissionais especializados na causa; identificar os mecanismos que facilitem o desenvolvimento intelectual do aluno; avaliar o comportamento do aluno na sala de aula com os professores e os colegas de classe. A coleta de dados para a pesquisa se desenvolveu através de uma entrevista com a professora de uma escola pública, de ensino pré-escolar de Timon-MA e em observação de um aluno da mesma Instituição de Ensino. A pesquisa trata-se de ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de uma entrevista semiestruturada à cerca do título proposto e a observação na criança, em tudo que a mesma realizava em sala de aula. Verificou-se que o comportamento escolar, o apoio da família, o uso de metodologias adequadas e o máximo interesse da professora para envolver a criança nas atividades propostas no âmbito escolar, aliado com auxílio da escola, se houvessem, seriam de suma eficácia para amenizar o déficit de atenção que a criança enfrenta, ou seja, esta realidade poderá ser revertida somada às ações e pessoas comprometidas com o aluno e a sua dificuldade escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID1767_06052018213403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "lucygomys@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }