DIMENSÕES CURRICULAR E DIDÁTICA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO E/OU DE SOLICITAÇÃO NA COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46981 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3787 "inscrito_id" => 10550 "titulo" => "DIMENSÕES CURRICULAR E DIDÁTICA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO E/OU DE SOLICITAÇÃO NA COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL" "resumo" => "Os textos que fazem parte do cotidiano funcionam, atualmente, como veículos para posições ideológicas variadas. Os textos jornalísticos como artigo de opinião, notícias, reportagem etc são exemplos disso. Assim, é necessário que a escola forneça as ferramentas para que os alunos consigam reconhecer esses pontos de vista e se posicionarem, efetuando uma leitura crítica dos conteúdos. Nesse sentido, os gêneros do discurso argumentativos são um dos muitos objetos de ensino de Língua Portuguesa que chegam a sala de aula por meio dos livros didáticos. Nossa pesquisa objetiva analisar o ensino da argumentação nesses livros, com ênfase nos gêneros que os compõem, buscando compreender e avaliar a metodologia didática utilizada pelos autores. Por estar em andamento, no âmbito deste trabalho, discutiremos o livro destinado ao 7º ano da coleção didática Singular e Plural (Ensino Fundamental II), uma das três mais selecionadas pelos professores por meio do PNLD. O objeto de análise foi o ensino de argumentação nas atividades de produção textual dos gêneros carta de reclamação e de solicitação. A fim de caracterizar o procedimento didático adotado pelas autoras, foram utilizadas duas dimensões de análise: curricular e didática. Verificamos que o ensino de argumentação, por meio da temática, dos gêneros escolhidos como objeto de ensino e da metodologia utilizada, auxilia o estudante a adotar uma prática cidadã reflexiva e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ARGUMENTAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID10550_17092018050755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILLE MAIA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LUCILLE" "autor_email" => "lucille.maia2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46981 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3787 "inscrito_id" => 10550 "titulo" => "DIMENSÕES CURRICULAR E DIDÁTICA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO E/OU DE SOLICITAÇÃO NA COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL" "resumo" => "Os textos que fazem parte do cotidiano funcionam, atualmente, como veículos para posições ideológicas variadas. Os textos jornalísticos como artigo de opinião, notícias, reportagem etc são exemplos disso. Assim, é necessário que a escola forneça as ferramentas para que os alunos consigam reconhecer esses pontos de vista e se posicionarem, efetuando uma leitura crítica dos conteúdos. Nesse sentido, os gêneros do discurso argumentativos são um dos muitos objetos de ensino de Língua Portuguesa que chegam a sala de aula por meio dos livros didáticos. Nossa pesquisa objetiva analisar o ensino da argumentação nesses livros, com ênfase nos gêneros que os compõem, buscando compreender e avaliar a metodologia didática utilizada pelos autores. Por estar em andamento, no âmbito deste trabalho, discutiremos o livro destinado ao 7º ano da coleção didática Singular e Plural (Ensino Fundamental II), uma das três mais selecionadas pelos professores por meio do PNLD. O objeto de análise foi o ensino de argumentação nas atividades de produção textual dos gêneros carta de reclamação e de solicitação. A fim de caracterizar o procedimento didático adotado pelas autoras, foram utilizadas duas dimensões de análise: curricular e didática. Verificamos que o ensino de argumentação, por meio da temática, dos gêneros escolhidos como objeto de ensino e da metodologia utilizada, auxilia o estudante a adotar uma prática cidadã reflexiva e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ARGUMENTAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID10550_17092018050755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILLE MAIA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LUCILLE" "autor_email" => "lucille.maia2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }