EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS: REFLEXÕES INICIAIS FUNDAMENTADAS NA TEORIA CRÍTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47104 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2899 "inscrito_id" => 10537 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS: REFLEXÕES INICIAIS FUNDAMENTADAS NA TEORIA CRÍTICA" "resumo" => "O presente artigo visa discutir a educação em direitos humanos e a formação do sujeito de direitos a partir do referencial teórico da teoria crítica. Apesar de ser um tema complexo e profundo, mas extremamente necessário de ser refletido na atualidade, intentamos articular a necessidade de desenvolvimento de um projeto na educação escolar o qual tenha como foco a formação de sujeitos de direitos e fortalecimento da democracia. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos existe desde 2003 e muito pouco desde então foi atingido no que se refere a temática ou mesmo de educação de qualidade, equânime e promotora de proteção, promoção e defesa dos direitos humanos. Tendo como referência teórica Theodor Adorno, buscando estabelecer a relação entre a formação do sujeito de direito, a educação em direitos humanos e o papel da educação escolar enquanto promotora da emancipação, autonomia, sensibilização e humanização (superando a barbárie e o totalitarismo). Desta maneira, possibilitando atrocidades ocorridas em nossa história não voltem a ocorrer, com a formação de sujeitos de direitos com capacidade reflexiva e propulsores de resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, SUJEITO DE DIREITO, UNIVERSALIDADE, DEMOCRACIA, DEMOCRACIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID10537_10092018194904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA TONELLI DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA TONELLI" "autor_email" => "ERIKATONELLIA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "PROFESSORA ENSINO SUPERIOR UNINOVE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47104 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2899 "inscrito_id" => 10537 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS: REFLEXÕES INICIAIS FUNDAMENTADAS NA TEORIA CRÍTICA" "resumo" => "O presente artigo visa discutir a educação em direitos humanos e a formação do sujeito de direitos a partir do referencial teórico da teoria crítica. Apesar de ser um tema complexo e profundo, mas extremamente necessário de ser refletido na atualidade, intentamos articular a necessidade de desenvolvimento de um projeto na educação escolar o qual tenha como foco a formação de sujeitos de direitos e fortalecimento da democracia. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos existe desde 2003 e muito pouco desde então foi atingido no que se refere a temática ou mesmo de educação de qualidade, equânime e promotora de proteção, promoção e defesa dos direitos humanos. Tendo como referência teórica Theodor Adorno, buscando estabelecer a relação entre a formação do sujeito de direito, a educação em direitos humanos e o papel da educação escolar enquanto promotora da emancipação, autonomia, sensibilização e humanização (superando a barbárie e o totalitarismo). Desta maneira, possibilitando atrocidades ocorridas em nossa história não voltem a ocorrer, com a formação de sujeitos de direitos com capacidade reflexiva e propulsores de resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, SUJEITO DE DIREITO, UNIVERSALIDADE, DEMOCRACIA, DEMOCRACIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID10537_10092018194904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA TONELLI DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA TONELLI" "autor_email" => "ERIKATONELLIA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "PROFESSORA ENSINO SUPERIOR UNINOVE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }