EDUCAÇÃO EM SOLOS: PERMEANDO FRONTEIRAS NA ARTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47112 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3918 "inscrito_id" => 3315 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS: PERMEANDO FRONTEIRAS NA ARTE" "resumo" => "O solo, além de ser um recurso ambiental fundamental à vida, é um meio colorido que pode ser usado como gerador de arte, sobretudo quando se considera a necessidade de popularização para a sensibilização das pessoas de modo a proteger e conservar seus serviços ecossistêmicos. Objetivou-se apresentar a técnica da produção de tinta à base de terra (geotinta) a estudantes do ensino fundamental, a fim de estimular a criatividade e o aprendizado acerca dos solos, além de possibilitar a obtenção de tinta ecológica, de baixo custo e de grande apelo social e ambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Agrotécnica de Sumé (PB), sob a forma de minicurso ofertado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foram realizadas palestras sobre a formação, características e potencialidades do solo. A seguir foram coletadas amostras de solos de diversos locais, a fim de se dispor de material de diferentes cores. As amostras de solo foram secas em estufa e, sem seguida, peneiradas (malha de 2 mm) para remoção do material grosseiro. Para o preparo das tintas, empregou-se a terra peneirada, água e cola branca, na proporção de 2:2:1. O material foi colocado em baldes e homogeneizado, com o auxílio de uma espátula. As tintas, assim preparadas, foram usadas pelos estudantes para elaboração de um catálogo de cores. A participação e o interesse dos discentes foi expressiva, revelando que é possível unir a educação em solos à arte, promovendo o estímulo ao conhecimento pelas temáticas ambientais de forma lúdica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PINTURA ECOLÓGICA, GEOTINTA, TINTA DE TERRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID3315_17092018134017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "jo.elma.jp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47112 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3918 "inscrito_id" => 3315 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS: PERMEANDO FRONTEIRAS NA ARTE" "resumo" => "O solo, além de ser um recurso ambiental fundamental à vida, é um meio colorido que pode ser usado como gerador de arte, sobretudo quando se considera a necessidade de popularização para a sensibilização das pessoas de modo a proteger e conservar seus serviços ecossistêmicos. Objetivou-se apresentar a técnica da produção de tinta à base de terra (geotinta) a estudantes do ensino fundamental, a fim de estimular a criatividade e o aprendizado acerca dos solos, além de possibilitar a obtenção de tinta ecológica, de baixo custo e de grande apelo social e ambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Agrotécnica de Sumé (PB), sob a forma de minicurso ofertado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foram realizadas palestras sobre a formação, características e potencialidades do solo. A seguir foram coletadas amostras de solos de diversos locais, a fim de se dispor de material de diferentes cores. As amostras de solo foram secas em estufa e, sem seguida, peneiradas (malha de 2 mm) para remoção do material grosseiro. Para o preparo das tintas, empregou-se a terra peneirada, água e cola branca, na proporção de 2:2:1. O material foi colocado em baldes e homogeneizado, com o auxílio de uma espátula. As tintas, assim preparadas, foram usadas pelos estudantes para elaboração de um catálogo de cores. A participação e o interesse dos discentes foi expressiva, revelando que é possível unir a educação em solos à arte, promovendo o estímulo ao conhecimento pelas temáticas ambientais de forma lúdica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PINTURA ECOLÓGICA, GEOTINTA, TINTA DE TERRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID3315_17092018134017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "jo.elma.jp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }