EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47168 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3983 "inscrito_id" => 10688 "titulo" => "EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL." "resumo" => "A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INDÚSTRIA 4.0, SALA INVERTIDA, EDUCAÇÃO PERMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10688_17092018155601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO SOARES LYRA NETTO " "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO LYRA" "autor_email" => "sebastiao.netto@gruppomg." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47168 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3983 "inscrito_id" => 10688 "titulo" => "EDUCAÇÃO NA INDÚTRIA 4.0: CONTRIBUIÇÕES DA SALA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL." "resumo" => "A sociedade sempre foi dinâmica, e nos últimos anos as conjugações de diferentes conhecimentos técnicos exigem dos profissionais nacionais uma nova abordagem em relação a maneira de lidar com a construção e aprimoramento do conhecimento. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais desenvolvam as potencialidades para compreender a complexidade, velocidade da produção de conhecimento e aplicação. Este estudo objetivou descrever a experiência de uma atividade de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, pela aplicação das metodologias ativas com sala invertida na Revolução Industrial 4.0 na área de elétrica e instrumentação. A metodologia aplicada foi descritiva exploratório com abordagem quantitativo e qualitativo. A pesquisa está em andamento e pelos resultados obtidos na primeira etapa apontou um déficit nos conceitos dos equipamentos, análise de correção de falha e utilização dos recursos disponíveis para correção. As análises demonstram uma melhora nos aspectos técnicos e comportamentais, em média de 65% para vida profissional. Houve ainda a criação de dez oportunidades relevantes para melhorar a organização e programados novos treinamentos. Observou-se que a técnica pedagógica da sala invertida é uma possível ferramenta educacional para grupos. E que no processo ensino- aprendizagem, os maiores desafios foram: de ordens culturais e educacionais, de tempo disponível e quebra de paradigmas. Foi identificado que o método aplicado foi essencial ao crescimento do trabalhador. A pesquisa permitiu destacar a relevância de estudos voltados ensino aprendizagem numa concepção construtiva, para fora da sala de aula, propondo uma prática contínua no ambiente de trabalho e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INDÚSTRIA 4.0, SALA INVERTIDA, EDUCAÇÃO PERMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID10688_17092018155601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO SOARES LYRA NETTO " "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO LYRA" "autor_email" => "sebastiao.netto@gruppomg." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }