ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47218 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 6458 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco principal analisar os impactos que as tarefas de Matemática podem promover na discussão conceitual do letramento no Sistema Numérico Decimal de pessoas idosas. A metodologia da pesquisa foi uma pesquisa-ação, sendo realizada em três etapas: diagnóstica, período de intervenção e verificação final. O sujeito participante da pesquisa foi um idoso de 92 anos de idade. Iniciamos aplicando uma atividade diagnóstica, envolvendo o material dourado com a intensão de identificar os saberes prévios do participante referente aos conhecimentos da Matemática. Após a execução e análise deste recurso didático, foi possível planejar uma continuidade de atividades no período da intervenção que se iniciou no mês de janeiro de 2018, finalizando-se em maio deste ano. No fim deste período, aplicamos uma atividade de verificação final dos conhecimentos assimilados pelo participante. Como resultado constatou-se que a utilização de atividades com a contribuição de materiais concretos favoreceu a assimilação de novos conhecimentos, envolvendo conceitos de numeralização, consequentemente ativando a memória e o pensamento lógico-abstrato no participante. Com isso, concluímos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida e oportuniza a assimilação de conhecimentos pelo sujeito, independentemente da idade que possua. Sendo assim, de forma singular, consideramos que os conhecimentos matemáticos podem favorecer o desenvolvimento da cognição dos que estão na terceira idade, quando forem direcionados a este fim." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA,, ATIVIDADES,, PESSOAS IDOSAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6458_22082018224510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DE PONTES GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "aninha.arlen@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47218 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 6458 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM PESSOAS IDOSAS" "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco principal analisar os impactos que as tarefas de Matemática podem promover na discussão conceitual do letramento no Sistema Numérico Decimal de pessoas idosas. A metodologia da pesquisa foi uma pesquisa-ação, sendo realizada em três etapas: diagnóstica, período de intervenção e verificação final. O sujeito participante da pesquisa foi um idoso de 92 anos de idade. Iniciamos aplicando uma atividade diagnóstica, envolvendo o material dourado com a intensão de identificar os saberes prévios do participante referente aos conhecimentos da Matemática. Após a execução e análise deste recurso didático, foi possível planejar uma continuidade de atividades no período da intervenção que se iniciou no mês de janeiro de 2018, finalizando-se em maio deste ano. No fim deste período, aplicamos uma atividade de verificação final dos conhecimentos assimilados pelo participante. Como resultado constatou-se que a utilização de atividades com a contribuição de materiais concretos favoreceu a assimilação de novos conhecimentos, envolvendo conceitos de numeralização, consequentemente ativando a memória e o pensamento lógico-abstrato no participante. Com isso, concluímos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida e oportuniza a assimilação de conhecimentos pelo sujeito, independentemente da idade que possua. Sendo assim, de forma singular, consideramos que os conhecimentos matemáticos podem favorecer o desenvolvimento da cognição dos que estão na terceira idade, quando forem direcionados a este fim." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA,, ATIVIDADES,, PESSOAS IDOSAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6458_22082018224510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DE PONTES GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "aninha.arlen@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }