EMOÇÕES E EMPODERAMENTO: REFLEXÕES ACERCA DA EMOÇÃO DA RAIVA EM JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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Este trabalho nasce no âmbito do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) da Universidade Federal da Paraíba, através do Projeto de Extensão intitulado “Educação Emocional: um caminho para o empoderamento de jovens com deficiência”, com o objetivo de trazer reflexões acerca da vivência da emoção da raiva em jovens com deficiência intelectual em turmas da EJA de uma Escola Estadual pertencente a uma Fundação Paraibana que atende pessoas com deficiência. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação direta e um roteiro de entrevista semi-estruturada, denominado Diário das Emoções. Os resultados desta pesquisa apontam que é de fundamental importância a vivência da emoção da raiva de maneira saudável e consciente, pois esta emoção pode oportunizar o empoderamento desses sujeitos, bem como é capaz de proporcionar motivação para a saída de situações de vulnerabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. 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