EPISTEMOLOGIAS DOS SABERES POPULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O DISCURSO DE ASPECTOS CULTURAIS E BIOINDICADORES DE CHUVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47277 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4651 "inscrito_id" => 5525 "titulo" => "EPISTEMOLOGIAS DOS SABERES POPULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O DISCURSO DE ASPECTOS CULTURAIS E BIOINDICADORES DE CHUVA" "resumo" => "Este artigo pretende abordar o uso dos aspectos culturais e bioindicadores de chuva no discurso do docente, nas aulas. Ao longo dos anos vem sendo discutido o modo como o currículo está sendo construído e trabalhado no micro espaço sócio geográfico, dentro desta problemática a escola necessita abordar a respeito dos saberes populares transmitidos ao longo das gerações e valorizar o conhecimento prévio do estudante. No entanto, quase sempre, esses saberes populares acabam ficando fora das discussões escolares em virtude de uma hierarquia dos saberes na formação do indivíduo. Com o intuito de investigar o nível de conhecimento popular dos professores e se de algum modo esse conhecimento já foi ou está sendo trabalhado dentro das aulas de Biologia, foi feita uma pesquisa com professores que ensinam Ciências e Biologia na cidade de Arara. A abordagem se deu através de questionários que fazem parte do objetivo em estudo, a fim de conhecer e registrar as crenças, a cultura popular, as observações climáticas, o comportamento e a morfologia de algumas espécies existentes naquela região que indiquem possíveis sinais de chuvas e sobre a importância de uma articulação sobre esses saberes populares nas aulas de Biologia. As perguntas foram abertas e/ou fechadas e foram solicitadas as permissões dos entrevistados. O discurso docente é revelador quando mostra que, mesmo sem ter estudado, sobre os bioindicadores de chuva, os docentes conhecem e alguns até reconhecem a eficácia desses saberes e experiências, mas ainda assim não fazem uso desse discurso em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SABERES CIENTÍFICOS, SABERES POPULARES, BIOINDICADORES DE CHUVA, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5525_17092018233815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAFAELLA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA LIMA" "autor_email" => "sonhadora-tempo@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47277 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4651 "inscrito_id" => 5525 "titulo" => "EPISTEMOLOGIAS DOS SABERES POPULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O DISCURSO DE ASPECTOS CULTURAIS E BIOINDICADORES DE CHUVA" "resumo" => "Este artigo pretende abordar o uso dos aspectos culturais e bioindicadores de chuva no discurso do docente, nas aulas. Ao longo dos anos vem sendo discutido o modo como o currículo está sendo construído e trabalhado no micro espaço sócio geográfico, dentro desta problemática a escola necessita abordar a respeito dos saberes populares transmitidos ao longo das gerações e valorizar o conhecimento prévio do estudante. No entanto, quase sempre, esses saberes populares acabam ficando fora das discussões escolares em virtude de uma hierarquia dos saberes na formação do indivíduo. Com o intuito de investigar o nível de conhecimento popular dos professores e se de algum modo esse conhecimento já foi ou está sendo trabalhado dentro das aulas de Biologia, foi feita uma pesquisa com professores que ensinam Ciências e Biologia na cidade de Arara. A abordagem se deu através de questionários que fazem parte do objetivo em estudo, a fim de conhecer e registrar as crenças, a cultura popular, as observações climáticas, o comportamento e a morfologia de algumas espécies existentes naquela região que indiquem possíveis sinais de chuvas e sobre a importância de uma articulação sobre esses saberes populares nas aulas de Biologia. As perguntas foram abertas e/ou fechadas e foram solicitadas as permissões dos entrevistados. O discurso docente é revelador quando mostra que, mesmo sem ter estudado, sobre os bioindicadores de chuva, os docentes conhecem e alguns até reconhecem a eficácia desses saberes e experiências, mas ainda assim não fazem uso desse discurso em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SABERES CIENTÍFICOS, SABERES POPULARES, BIOINDICADORES DE CHUVA, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5525_17092018233815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAFAELLA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "AMANDA LIMA" "autor_email" => "sonhadora-tempo@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }