ESCOLA PARA QUEM? PRECARIZAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS CIGANOS NA ESCOLA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47287 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 3271 "titulo" => "ESCOLA PARA QUEM? PRECARIZAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS CIGANOS NA ESCOLA." "resumo" => "Este artigo apresenta alguns pressupostos teóricos que se prende à intenção de pensar a ausência da construção de currículos, práticas docentes, e adequação estrutural etnicamente inclusivos que estejam ancorados numa perspectiva do direito a educação, inscrito tanto na Declaração Universal de Direitos Humanos, como na Constituição Federal brasileira de 1988. Para isso, tem como objetivo discutir as relações sociais e atos regulatórios históricos do processo institucionalizado da educação no Brasil com os ciganos, que vem acentuando de forma perversa uma precarização das condições de acesso, e permanência, destes grupos na escola, que persiste, e são fomentadas, desde a própria formação docente inqualificada para o tratamento das diferenças étnicas e/ou dos conteúdos programáticos curriculares que desprestigiam por inação tais diferenças entre o alunato. Desta forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e de caráter exploratório-descritivo, que utilizou a análise de discurso como técnica de análise e interpretação dos dados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "CIGANOS, ESCOLA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID3271_07092018163627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ACLECIO DANTAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "acleciodantas@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47287 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 3271 "titulo" => "ESCOLA PARA QUEM? PRECARIZAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS CIGANOS NA ESCOLA." "resumo" => "Este artigo apresenta alguns pressupostos teóricos que se prende à intenção de pensar a ausência da construção de currículos, práticas docentes, e adequação estrutural etnicamente inclusivos que estejam ancorados numa perspectiva do direito a educação, inscrito tanto na Declaração Universal de Direitos Humanos, como na Constituição Federal brasileira de 1988. Para isso, tem como objetivo discutir as relações sociais e atos regulatórios históricos do processo institucionalizado da educação no Brasil com os ciganos, que vem acentuando de forma perversa uma precarização das condições de acesso, e permanência, destes grupos na escola, que persiste, e são fomentadas, desde a própria formação docente inqualificada para o tratamento das diferenças étnicas e/ou dos conteúdos programáticos curriculares que desprestigiam por inação tais diferenças entre o alunato. Desta forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e de caráter exploratório-descritivo, que utilizou a análise de discurso como técnica de análise e interpretação dos dados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "CIGANOS, ESCOLA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID3271_07092018163627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ACLECIO DANTAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "acleciodantas@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }