PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR:
ESTUDO DE CASO EM BALSAS – MARANHÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48517 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3290 "inscrito_id" => 3939 "titulo" => """ PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR:\r\n ESTUDO DE CASO EM BALSAS – MARANHÃO """ "resumo" => "A comunidade escolar deve ser composta por diferentes esferas, havendo a necessidade da participação efetiva no cenário escolar, família e sociedade. Só dessa maneira será possível alcançar as mudanças necessárias para grande parte dos problemas sociais (LIBÂNEO, 2004). Na busca de conhecer a participação familiar em uma escola privada de Educação Infantil de Balsas – Maranhão realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, com o uso de questionário com perguntas fechadas, destinadas ao corpo docente. O trabalho de campo foi realizado durante o primeiro semestre de 2016. Os resultados verificaram, que 100% dos pais aderem e/ou frequentam as reuniões marcadas pela escola. Essa adesão é importante, pois revela o acompanhamento dos pais nas discussões escolares, todavia espera-se bem mais dos mesmos, tornando suas visitas mais frequentes. Quanto a forma de atividades propostas para maior envolvimento da família, as atividades sociais (festas de datas comemorativas) corresponderam a 80%, esse percentual foi bem superior aos das atividades educativas. Esses dados revelam um distanciamento no processo educativo de seus filhos, algo que não deveria ocorrer haja vista a importância das duas formas de participação. Diante da realidade vivenciada por essa escola a mesma utiliza como estratégia planejamento geral, trabalhos educativos, avaliação continua e técnicas de avaliação, e para 80% dos docentes entrevistados em todas essas opções deve ocorrer a participação familiar efetiva. Quando questionados da importância dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos houve uma unanimidade entre os docentes ao escolherem a opção “muito importante”. O conhecimento do diagnóstico e das estratégias utilizadas para permitir a participação familiar é muito importante. Bem como investigar os saberes e a formação do corpo docente, para o desenvolvimento profissional do professor gestor e a melhoria na qualidade dos processos de organização e gestão da escola (COLARES, 2009). A escola não pode ser vista como um ponto isolado desconectado de outros fatores importantes como a família pelo contrário deve-se haver a tríade escola, família e sociedade a fim de alcançarmos uma educação efetiva e com qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ORGANIZAÇÃO, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID3939_12092018175538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA BOGÉA FONSECA " "autor_nome_curto" => "FLAVIANA" "autor_email" => "flavianabogea6672@gmail.c" "autor_ies" => "UNIBALSAS-FACUDADE DE BALSAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48517 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3290 "inscrito_id" => 3939 "titulo" => """ PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR:\r\n ESTUDO DE CASO EM BALSAS – MARANHÃO """ "resumo" => "A comunidade escolar deve ser composta por diferentes esferas, havendo a necessidade da participação efetiva no cenário escolar, família e sociedade. Só dessa maneira será possível alcançar as mudanças necessárias para grande parte dos problemas sociais (LIBÂNEO, 2004). Na busca de conhecer a participação familiar em uma escola privada de Educação Infantil de Balsas – Maranhão realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, com o uso de questionário com perguntas fechadas, destinadas ao corpo docente. O trabalho de campo foi realizado durante o primeiro semestre de 2016. Os resultados verificaram, que 100% dos pais aderem e/ou frequentam as reuniões marcadas pela escola. Essa adesão é importante, pois revela o acompanhamento dos pais nas discussões escolares, todavia espera-se bem mais dos mesmos, tornando suas visitas mais frequentes. Quanto a forma de atividades propostas para maior envolvimento da família, as atividades sociais (festas de datas comemorativas) corresponderam a 80%, esse percentual foi bem superior aos das atividades educativas. Esses dados revelam um distanciamento no processo educativo de seus filhos, algo que não deveria ocorrer haja vista a importância das duas formas de participação. Diante da realidade vivenciada por essa escola a mesma utiliza como estratégia planejamento geral, trabalhos educativos, avaliação continua e técnicas de avaliação, e para 80% dos docentes entrevistados em todas essas opções deve ocorrer a participação familiar efetiva. Quando questionados da importância dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos houve uma unanimidade entre os docentes ao escolherem a opção “muito importante”. O conhecimento do diagnóstico e das estratégias utilizadas para permitir a participação familiar é muito importante. Bem como investigar os saberes e a formação do corpo docente, para o desenvolvimento profissional do professor gestor e a melhoria na qualidade dos processos de organização e gestão da escola (COLARES, 2009). A escola não pode ser vista como um ponto isolado desconectado de outros fatores importantes como a família pelo contrário deve-se haver a tríade escola, família e sociedade a fim de alcançarmos uma educação efetiva e com qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ORGANIZAÇÃO, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID3939_12092018175538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA BOGÉA FONSECA " "autor_nome_curto" => "FLAVIANA" "autor_email" => "flavianabogea6672@gmail.c" "autor_ies" => "UNIBALSAS-FACUDADE DE BALSAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }