EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE
POLÍTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47376 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3810 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => """ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE\r\n POLÍTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO. """ "resumo" => """ Este trabalho insere-se nas pesquisas referentes à formação de professores, com a\r\n perspectiva de estudar o Exame Nacional do Ensino Médio e sua relação com a teoria do currículo e\r\n avaliação, a partir de uma proposta pós-crítica. Educação, política e ensino são categorias\r\n indissociáveis. Criado durante o governo FHC e ampliado durante o governo Lula, o ENEM é\r\n proposto como uma forma de avaliar o ensino médio brasileiro; O que envolve tanto professores como\r\n alunos e escolas. Dentro das recentes discussões que envolvem o conhecimento holístico e a\r\n pedagogia pós-crítica, esta avaliação se compromete com a formação integral do ser, dialogando\r\n diretamente com conceitos políticos (que permeiam a educação) como cidadania, democracia e\r\n direitos humanos. Dessa forma, está pautado em uma proposta de currículo abrangente, mais\r\n humanista e menos tecnicista. Nessa perspectiva, este trabalho visa investigar o percurso e a\r\n adequação do processo de formação de professores, dentro das novas propostas que dialogam\r\n educação, política e democracia. Utilizando uma premissa do multiculturalismo, proposto como um\r\n viés de elaboração do exame, utilizamos os estudos de Stuart Hall, dialogando com autores\r\n especialistas na perspectiva pós-crítica, para a analisar a relação entre ENEM, política, avaliação e\r\n currículo. A pesquisa de campo foi feita através da aplicação do Enem Test, um questionário de\r\n questões abertas sobre a composição do exame nacional, que foi respondido por 5 professores do\r\n ensino médio, de diferentes áreas do conhecimento, que atuam na rede pública de ensino de\r\n Pernambuco. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, POLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID11075_17092018091759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMAR VICTOR DE FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "VILMAR" "autor_email" => "vilvictor@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47376 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3810 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => """ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE\r\n POLÍTICA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO. """ "resumo" => """ Este trabalho insere-se nas pesquisas referentes à formação de professores, com a\r\n perspectiva de estudar o Exame Nacional do Ensino Médio e sua relação com a teoria do currículo e\r\n avaliação, a partir de uma proposta pós-crítica. Educação, política e ensino são categorias\r\n indissociáveis. Criado durante o governo FHC e ampliado durante o governo Lula, o ENEM é\r\n proposto como uma forma de avaliar o ensino médio brasileiro; O que envolve tanto professores como\r\n alunos e escolas. Dentro das recentes discussões que envolvem o conhecimento holístico e a\r\n pedagogia pós-crítica, esta avaliação se compromete com a formação integral do ser, dialogando\r\n diretamente com conceitos políticos (que permeiam a educação) como cidadania, democracia e\r\n direitos humanos. Dessa forma, está pautado em uma proposta de currículo abrangente, mais\r\n humanista e menos tecnicista. Nessa perspectiva, este trabalho visa investigar o percurso e a\r\n adequação do processo de formação de professores, dentro das novas propostas que dialogam\r\n educação, política e democracia. Utilizando uma premissa do multiculturalismo, proposto como um\r\n viés de elaboração do exame, utilizamos os estudos de Stuart Hall, dialogando com autores\r\n especialistas na perspectiva pós-crítica, para a analisar a relação entre ENEM, política, avaliação e\r\n currículo. A pesquisa de campo foi feita através da aplicação do Enem Test, um questionário de\r\n questões abertas sobre a composição do exame nacional, que foi respondido por 5 professores do\r\n ensino médio, de diferentes áreas do conhecimento, que atuam na rede pública de ensino de\r\n Pernambuco. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, POLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID11075_17092018091759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMAR VICTOR DE FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "VILMAR" "autor_email" => "vilvictor@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }