ÊXITO ESCOLAR E ASCENSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESTUDOS: TEORIAS QUE EXPLICAM O SUCESSO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47381 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3313 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "ÊXITO ESCOLAR E ASCENSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESTUDOS: TEORIAS QUE EXPLICAM O SUCESSO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva explorar, à luz de teorias sociológicas, psicossociológicas e filosóficas, as influências que conduzem ou impedem os sujeitos de alcançar o sucesso escolar, compreendendo os diversos fatores e especificidades que limitam o trabalho pedagógico escolar e familiar e apresentam questões subjetivas que são constituídas no âmbito das relações sociais de sujeito para/com sujeito, fazendo isso a partir da apresentação de teorias que explicam o êxito e a ascensão através dos estudos. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, centrando nossa abordagem em teorias que buscam explicar o sucesso escolar. Os resultados evidenciados com base nessa pesquisa nos proporcionam constatar que o sucesso escolar entre alunos de baixo poder aquisitivo, que não tiveram incentivos familiares, que viveram em situação de desrespeito social e distante de capitais que favoreceriam a potencialização integral de suas aptidões físicas e cognitivas, pode ser atribuído tanto a fatores internos quanto a externos, considerando as particularidades de cada sujeito no sentido de compreendê-lo a partir do contexto social no qual está inserido. Nessa perspectiva, as teorias surgem enquanto instrumentos que buscam visibilizar os mecanismos sociais que colaboram ou dificultam para a ascensão social através dos estudos, evidenciando as possibilidades existentes para a condução de práticas e posicionamentos críticos no âmbito a favorecer o êxito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ÊXITO ESCOLAR, ASCENSÃO SOCIAL, TEORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID1969_12092018224039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALVES MACIEL " "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielaalvesmaciel@outloo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47381 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3313 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "ÊXITO ESCOLAR E ASCENSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESTUDOS: TEORIAS QUE EXPLICAM O SUCESSO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva explorar, à luz de teorias sociológicas, psicossociológicas e filosóficas, as influências que conduzem ou impedem os sujeitos de alcançar o sucesso escolar, compreendendo os diversos fatores e especificidades que limitam o trabalho pedagógico escolar e familiar e apresentam questões subjetivas que são constituídas no âmbito das relações sociais de sujeito para/com sujeito, fazendo isso a partir da apresentação de teorias que explicam o êxito e a ascensão através dos estudos. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, centrando nossa abordagem em teorias que buscam explicar o sucesso escolar. Os resultados evidenciados com base nessa pesquisa nos proporcionam constatar que o sucesso escolar entre alunos de baixo poder aquisitivo, que não tiveram incentivos familiares, que viveram em situação de desrespeito social e distante de capitais que favoreceriam a potencialização integral de suas aptidões físicas e cognitivas, pode ser atribuído tanto a fatores internos quanto a externos, considerando as particularidades de cada sujeito no sentido de compreendê-lo a partir do contexto social no qual está inserido. Nessa perspectiva, as teorias surgem enquanto instrumentos que buscam visibilizar os mecanismos sociais que colaboram ou dificultam para a ascensão social através dos estudos, evidenciando as possibilidades existentes para a condução de práticas e posicionamentos críticos no âmbito a favorecer o êxito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ÊXITO ESCOLAR, ASCENSÃO SOCIAL, TEORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID1969_12092018224039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALVES MACIEL " "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielaalvesmaciel@outloo" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }