EXPERIÊNCIAS COM WEBQUEST: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47388 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM WEBQUEST: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência fundamentado em vasta pesquisa bibliográfica no campo da comunicação/educação, mais precisamente sob a denominação de educomunicação. O trabalho tem como objetivo discutir o uso das linguagens tecnológicas em sala de aula e a atuação do professor enquanto mediador deste processo, compreendendo, desta forma, os novos paradigmas comunicacionais que envolvem a escola profissionais da educação e, principalmente, os alunos no século XXI. A integração inevitável da tecnologia no cotidiano dos sujeitos, principalmente da zona urbana brasileira, torna necessária e urgente a remodelação da escola tradicional de forma a adaptá-la a realidade do momento histórico em que está inserida, que engloba uma sociedade em transição. Ademais, o formato de escola chamado por Paulo Freire de educação bancária não é compátivel com os tempos atuais, nos quais todos são produtores de conteúdo e a informação não está mais nas mãos dos professores ou nas páginas de um livro. Nesta perspectiva, a WebQuest é uma ferramenta de ensino, pautada nas metodologias ativas, que permite ao estudante ter certa autonomia quanto ao tempo e modo de seu processo de aprendizagem. A WebQuest pode ser ter como suporte um site ou até mesmo um PowerPoint e deve ser preparada pelo educador antes da aula. Considerando isto, para que ferramentas como esta sejam introduzidas no ensino básico, é necessário que os professores estejam preparados para lidar com a tecnologia em sala de aula e com todos os novos paradigmas que esta realidade traz para o sistema educacional brasileiro. Esta pesquisa-ação aconteceu agregando teoria e prática, uma vez que, ao longo do estudo, foram desenvolvidas oficinas para professores e alunos de licenciatura com o objetivo de capacitá-los ao uso da WebQuest. Para as oficinas, o produto (WebQuest) foi a própria metodologia, o que comprovou a eficácia da abordagem com os participantes da oficina. O próximo passo deste estudo será uma pesquisa de campo para explorar de que forma as WebQuests produzidas na oficina serão utilizadas em sala de aula e perceber a eficácia e desafios desta abordagem ao ser aplicada para alunos do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, WEBQUEST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID676_15082018175001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "IASMIN" "autor_email" => "iasminabmendes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47388 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 676 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM WEBQUEST: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência fundamentado em vasta pesquisa bibliográfica no campo da comunicação/educação, mais precisamente sob a denominação de educomunicação. O trabalho tem como objetivo discutir o uso das linguagens tecnológicas em sala de aula e a atuação do professor enquanto mediador deste processo, compreendendo, desta forma, os novos paradigmas comunicacionais que envolvem a escola profissionais da educação e, principalmente, os alunos no século XXI. A integração inevitável da tecnologia no cotidiano dos sujeitos, principalmente da zona urbana brasileira, torna necessária e urgente a remodelação da escola tradicional de forma a adaptá-la a realidade do momento histórico em que está inserida, que engloba uma sociedade em transição. Ademais, o formato de escola chamado por Paulo Freire de educação bancária não é compátivel com os tempos atuais, nos quais todos são produtores de conteúdo e a informação não está mais nas mãos dos professores ou nas páginas de um livro. Nesta perspectiva, a WebQuest é uma ferramenta de ensino, pautada nas metodologias ativas, que permite ao estudante ter certa autonomia quanto ao tempo e modo de seu processo de aprendizagem. A WebQuest pode ser ter como suporte um site ou até mesmo um PowerPoint e deve ser preparada pelo educador antes da aula. Considerando isto, para que ferramentas como esta sejam introduzidas no ensino básico, é necessário que os professores estejam preparados para lidar com a tecnologia em sala de aula e com todos os novos paradigmas que esta realidade traz para o sistema educacional brasileiro. Esta pesquisa-ação aconteceu agregando teoria e prática, uma vez que, ao longo do estudo, foram desenvolvidas oficinas para professores e alunos de licenciatura com o objetivo de capacitá-los ao uso da WebQuest. Para as oficinas, o produto (WebQuest) foi a própria metodologia, o que comprovou a eficácia da abordagem com os participantes da oficina. O próximo passo deste estudo será uma pesquisa de campo para explorar de que forma as WebQuests produzidas na oficina serão utilizadas em sala de aula e perceber a eficácia e desafios desta abordagem ao ser aplicada para alunos do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, WEBQUEST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID676_15082018175001.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "IASMIN" "autor_email" => "iasminabmendes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }