FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES ATRAVÉS DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE APODI-RN
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47441 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 7244 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES ATRAVÉS DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE APODI-RN" "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo compreender como acontece a formação continuada de professores alfabetizadores, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no município de Apodi-RN. Também tem como intenção conhecer as metodologias de ensino indicadas aos professores alfabetizadores durante o período de formação pelo PNAIC, bem como identificar quais permanências e rupturas nas práticas dos professores alfabetizadores que fazem parte do PNAIC no município de Apodi-RN. Dentro dessa perspectiva de análise, este estudo procurou obter informações sobre a formação continuada desses professores a partir de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Para a coleta de dados foi realizado observação e aplicado entrevistas semiestruturadas com duas formadoras, sendo uma da Educação Infantil e outra do Ensino Fundamental, e duas professoras alfabetizadoras. Os resultados mostram fragmentos reflexivos acerca da formação continuada oferecida pelo PNAIC na cidade de Apodi-RN, onde foi possível perceber que os professores alfabetizadores reconhecem a importância desse programa para a sua formação permanente e renovação na prática de alfabetizar. Nos relatos das professoras foi observado que os métodos adotados em sala de aula para o ato de ensinar a ler e a escrever ganharam configurações diferentes, baseadas na ludicidade e nas práticas do letramento. A formação de alfabetizadores pelo PNAIC preocupa-se em apresentar aos professores propostas lúdicas que possibilitem as crianças a desenvolverem competências e habilidades nas práticas da leitura e da escrita, por meio de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PNAIC, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7244_07092018115945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TILIA GALGANE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "TILIA" "autor_email" => "tiliapodi@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47441 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 7244 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES ATRAVÉS DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE APODI-RN" "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo compreender como acontece a formação continuada de professores alfabetizadores, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no município de Apodi-RN. Também tem como intenção conhecer as metodologias de ensino indicadas aos professores alfabetizadores durante o período de formação pelo PNAIC, bem como identificar quais permanências e rupturas nas práticas dos professores alfabetizadores que fazem parte do PNAIC no município de Apodi-RN. Dentro dessa perspectiva de análise, este estudo procurou obter informações sobre a formação continuada desses professores a partir de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Para a coleta de dados foi realizado observação e aplicado entrevistas semiestruturadas com duas formadoras, sendo uma da Educação Infantil e outra do Ensino Fundamental, e duas professoras alfabetizadoras. Os resultados mostram fragmentos reflexivos acerca da formação continuada oferecida pelo PNAIC na cidade de Apodi-RN, onde foi possível perceber que os professores alfabetizadores reconhecem a importância desse programa para a sua formação permanente e renovação na prática de alfabetizar. Nos relatos das professoras foi observado que os métodos adotados em sala de aula para o ato de ensinar a ler e a escrever ganharam configurações diferentes, baseadas na ludicidade e nas práticas do letramento. A formação de alfabetizadores pelo PNAIC preocupa-se em apresentar aos professores propostas lúdicas que possibilitem as crianças a desenvolverem competências e habilidades nas práticas da leitura e da escrita, por meio de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PNAIC, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7244_07092018115945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TILIA GALGANE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "TILIA" "autor_email" => "tiliapodi@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }