FERNANDES, Maria Beatriz et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47644>. Acesso em: 22/11/2024 03:07
Educadores, em geral, acreditam que é preciso estabelecer padrões e critérios de avaliação da educação como uma forma de monitoramento dos rendimentos dos sistemas de ensino no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação construiu um método avaliativo, que busca determinar a qualidade do ensino da educação básica, o IDEB. O objetivo deste trabalho é discutir a relevância do IDEB, enquanto medidor da qualidade do ensino, em uma escola estadual da cidade de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa assume um caráter bibliográfico e de campo, com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos partícipes desta investigação foram: o gestor, a coordenadora pedagógica e um professor. Os resultados obtidos demonstram que o IDEB é considerado pelos profissionais da escola pesquisada, um mecanismo de relevante importância enquanto medidor da qualidade do ensino, tendo em vista que a instituição utiliza-se desses devidos resultados, para repensar suas práticas pedagógicas, porém, destacam também, que apenas esse indicador para medir a qualidade, não é suficiente. O IDEB atua enquanto um importante instrumento das políticas educacionais, avaliando o ensino ofertado, os resultados apresentados através dos índices das escolas, são utilizados para se (re)pensar as práticas pedagógicas desenvolvidas, não somente no que se refere a números, mas na possibilidade de promover ações que gerem um melhor desenvolvimento dos alunos no ensino.