ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E A QUALIDADE DO ENSINO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47644 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 6192 "titulo" => "ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E A QUALIDADE DO ENSINO" "resumo" => "Educadores, em geral, acreditam que é preciso estabelecer padrões e critérios de avaliação da educação como uma forma de monitoramento dos rendimentos dos sistemas de ensino no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação construiu um método avaliativo, que busca determinar a qualidade do ensino da educação básica, o IDEB. O objetivo deste trabalho é discutir a relevância do IDEB, enquanto medidor da qualidade do ensino, em uma escola estadual da cidade de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa assume um caráter bibliográfico e de campo, com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos partícipes desta investigação foram: o gestor, a coordenadora pedagógica e um professor. Os resultados obtidos demonstram que o IDEB é considerado pelos profissionais da escola pesquisada, um mecanismo de relevante importância enquanto medidor da qualidade do ensino, tendo em vista que a instituição utiliza-se desses devidos resultados, para repensar suas práticas pedagógicas, porém, destacam também, que apenas esse indicador para medir a qualidade, não é suficiente. O IDEB atua enquanto um importante instrumento das políticas educacionais, avaliando o ensino ofertado, os resultados apresentados através dos índices das escolas, são utilizados para se (re)pensar as práticas pedagógicas desenvolvidas, não somente no que se refere a números, mas na possibilidade de promover ações que gerem um melhor desenvolvimento dos alunos no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "IDEB, AVALIAÇÃO, QUALIDADE DO ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID6192_20082018222253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "beatrizfernandes98@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47644 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 6192 "titulo" => "ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E A QUALIDADE DO ENSINO" "resumo" => "Educadores, em geral, acreditam que é preciso estabelecer padrões e critérios de avaliação da educação como uma forma de monitoramento dos rendimentos dos sistemas de ensino no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação construiu um método avaliativo, que busca determinar a qualidade do ensino da educação básica, o IDEB. O objetivo deste trabalho é discutir a relevância do IDEB, enquanto medidor da qualidade do ensino, em uma escola estadual da cidade de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa assume um caráter bibliográfico e de campo, com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos partícipes desta investigação foram: o gestor, a coordenadora pedagógica e um professor. Os resultados obtidos demonstram que o IDEB é considerado pelos profissionais da escola pesquisada, um mecanismo de relevante importância enquanto medidor da qualidade do ensino, tendo em vista que a instituição utiliza-se desses devidos resultados, para repensar suas práticas pedagógicas, porém, destacam também, que apenas esse indicador para medir a qualidade, não é suficiente. O IDEB atua enquanto um importante instrumento das políticas educacionais, avaliando o ensino ofertado, os resultados apresentados através dos índices das escolas, são utilizados para se (re)pensar as práticas pedagógicas desenvolvidas, não somente no que se refere a números, mas na possibilidade de promover ações que gerem um melhor desenvolvimento dos alunos no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "IDEB, AVALIAÇÃO, QUALIDADE DO ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID6192_20082018222253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "beatrizfernandes98@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }