JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47702 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2397 "inscrito_id" => 5040 "titulo" => "JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto, da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CROMOSSOMOS, JOGO LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5040_10092018105443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA" "autor_email" => "danielerocha14@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47702 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2397 "inscrito_id" => 5040 "titulo" => "JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto, da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CROMOSSOMOS, JOGO LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5040_10092018105443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA" "autor_email" => "danielerocha14@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }