MARCADAS PELO GÊNERO: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47811 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3641 "inscrito_id" => 8725 "titulo" => "MARCADAS PELO GÊNERO: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS" "resumo" => "É inegável, mesmo nos dias de hoje, que quando se trata da produção e visibilidade na construção de saberes é detectado um largo protagonismo masculino, em contraponto há uma desvalorização na relevância das contribuições e conquistas das mulheres, principalmente no que se refere ao campo científico. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo dialogar a necessidade de desconstrução da ciência que fora erguida em pilares apáticos aos impactos femininos e as consequências desta forma excludente para o atual sistema de ensino básico. Esse artigo tem como objetivo analisar o silenciamento/omissão de mulheres que promoveram a ciência a partir de dados coletados na base do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e na bibliografia localizada sobre essa temática. Dentro desta perspectiva, revelar tais questões que vão além de discursos de gênero, mais também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade às tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas, no entanto, tiveram suas marcas apagadas pelo martelo patriarcal. Por conseguinte também se propõe a lançar reflexões na intenção de romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência ao longo do tempo. Logo esta pesquisa é de cunho quanti-qualitativa e visa ressaltar as discussões de gênero no campo científico, não apenas para que se atente a presença das mulheres na produção cientifica, mas para que se tenha uma educação que respeite as diferenças e promova valores de equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXISMO, MULHERES NA CIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID8725_16092018171559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "xalinealves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47811 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3641 "inscrito_id" => 8725 "titulo" => "MARCADAS PELO GÊNERO: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS" "resumo" => "É inegável, mesmo nos dias de hoje, que quando se trata da produção e visibilidade na construção de saberes é detectado um largo protagonismo masculino, em contraponto há uma desvalorização na relevância das contribuições e conquistas das mulheres, principalmente no que se refere ao campo científico. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo dialogar a necessidade de desconstrução da ciência que fora erguida em pilares apáticos aos impactos femininos e as consequências desta forma excludente para o atual sistema de ensino básico. Esse artigo tem como objetivo analisar o silenciamento/omissão de mulheres que promoveram a ciência a partir de dados coletados na base do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e na bibliografia localizada sobre essa temática. Dentro desta perspectiva, revelar tais questões que vão além de discursos de gênero, mais também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade às tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas, no entanto, tiveram suas marcas apagadas pelo martelo patriarcal. Por conseguinte também se propõe a lançar reflexões na intenção de romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência ao longo do tempo. Logo esta pesquisa é de cunho quanti-qualitativa e visa ressaltar as discussões de gênero no campo científico, não apenas para que se atente a presença das mulheres na produção cientifica, mas para que se tenha uma educação que respeite as diferenças e promova valores de equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXISMO, MULHERES NA CIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID8725_16092018171559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "xalinealves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }