Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ALUNO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A inclusão social tem por objetivo promover direito de igualdade à todas as pessoas independente das diferenças e esse processo começa na escola, porém, requer não só a integração das crianças com necessidades educacionais especiais na escola torno da necessidade educacional do aluno para que esse processo tenha avanço de ensino regular, mas exige a aceitação e adequação de toda a comunidade escolar em torno da necessidade educacional do aluno para que esse processo tenha avanço. Este trabalho tem por objetivo confeccionar um material didático sobre o ensino das partes da terra e pirâmide alimentar adaptado para alunos com deficiência mental. A escolha dos componentes do material didático foi baseada em critérios de durabilidade e adequação a necessidade, uma vez que o biscuit e a madeira utilizados como principais constituintes da elaboração do material didático são duradouro, criativo e de fácil limpeza. Os materiais foram analisados quanto à representação conceitual dos conteúdos abordados. Foi apontado que algumas características dos materiais, tais como cores diferenciadas. Considerando que o aluno que tem deficiência mental requer um ensino mais estratégico, uma vez que apresenta um retardo mental que pode comprometer o ensino desse aluno. Nessa perspectiva, reconhece-se que a confecção dos materiais que foram propostos no presente trabalho pode contribuir de forma eficaz na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, já que os materiais confeccionados atendem aos critérios exigidos e estar devidamente adequado à necessidade do aluno estudado.

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