MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47835 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4049 "inscrito_id" => 10270 "titulo" => "MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS" "resumo" => "Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LÚDICO, QUÍMICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10270_17092018165915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO NOVAES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA NOVAES" "autor_email" => "patricia.novaes11@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47835 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4049 "inscrito_id" => 10270 "titulo" => "MEMORIA CUCA DOS COMPOSTOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS COMPOSTOS ORGÂNICOS" "resumo" => "Para motivar cada vez mais os discentes os educadores procuram novas combinações lúdicas e globais para assimilar com o conteúdo em sala de aula, fazendo assim com que eles expressem as suas dificuldades. Desta forma a aprendizagem deve ser um ponto de partida para o processo pedagógico do aluno e ao mesmo tempo em que venha desperta a vontade de aprender química. O lúdico Memória Cuca dos Compostos tem como objetivo auxiliar os dicentes com o ensino de química em relação aos compostos orgânicos. O jogo foi desenvolvido em uma turma do 3° ano do ensino médio, na escola Estadual Três Marias no municipio de Floresta-Pe. Nele, continha um total de 20 cartas, que foi posicionado de maneira que a parte com o desenho das moléculas ficava voltada para baixo. Os alunos foram divididos em quatro grupos de 7 pessoas, onde cada grupo ficava com diferentes conteúdos sobre os compostos orgânicos. Em cada rodada o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo e aumentando os pontos na tabela. Caso contrário, elas são viradas novamente para que outro participante tente encontrar a carta correta. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. Ganha o jogo quem tiver mais pares no final. A didática fez com que os educandos adquirissem mais conhecimentos e habilidades na área de química, mostrando-se participativos ativamente. A atividade resultou em excelente contribuição para os discentes, pois os mesmos aprenderam diferentes tipos de moléculas de compostos orgânicos. Foi possível notar o interesse dos alunos no que envolve a química seja ela na prática ou na teoria. Portanto podemos concluir que o jogo lúdico é uma ferramenta que auxilia os discentes em suas dificuldades, além de que pode-se trazer bons resultados. Ademais contribuiu na relação aluno e professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LÚDICO, QUÍMICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10270_17092018165915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO NOVAES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA NOVAES" "autor_email" => "patricia.novaes11@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }