MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47888 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 2581 "titulo" => "MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE" "resumo" => "A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SABERES EDUCATIVOS, AMBIENTE ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2581_06082018205126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL CHICÓ DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ISABEL ALMEIDA" "autor_email" => "joselma.isabel@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47888 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 2581 "titulo" => "MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE" "resumo" => "A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SABERES EDUCATIVOS, AMBIENTE ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2581_06082018205126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL CHICÓ DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ISABEL ALMEIDA" "autor_email" => "joselma.isabel@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }