O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47939 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2556 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ" "resumo" => "O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA DE ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID6035_10092018140048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GUILHERME ARAÚJO" "autor_email" => "araujoguilherme1304@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47939 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2556 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ" "resumo" => "O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA DE ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID6035_10092018140048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GUILHERME ARAÚJO" "autor_email" => "araujoguilherme1304@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }