NERIS, Julian Karla Diniz. O currículo da educação básica pelo viés pós-estruturalista. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47972>. Acesso em: 22/11/2024 09:07
O artigo apresenta elementos do pensamento pós-estruturalista e seu caráter discursivo que compõe o pensamento da diferença. Tal campo epistemológico fundamenta alguns estudiosos do campo do currículo. Concepção que rompe com o pensamento dogmático, com uma educação modeladora e um currículo disciplinador, com potencialidades para provocar a experimentação e fazer o currículo da educação básica movimentar-se. O investimento teórico que o artigo apresenta integra uma pesquisa de mestrado na qual problematiza o currículo de uma escola básica ribeirinha da Amazônia Paraense. Desse modo, o artigo objetiva responder ainda que parcialmente e provisoriamente, como tal teorização pode nos fazer (re) pensar o currículo da educação básica? Não na busca por respostas de caráter meramente prescritivas, e sim por caminhos, possibilidades e potencialidades. A metodologia adotada para a elaboração do escrito é a pesquisa bibliográfica, ao fazer uma incursão teórica aos diferentes discursos e significados atribuídos ao currículo enquanto campo de conhecimento. A organização do artigo está tecida em introdução, seção de apresentação ao pós-estruturalismo, seção de discussão sobre lentes possíveis para o campo do currículo e por fim considerações finais.