O DESAFIADOR E O SOROBAN: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
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A proposta das aulas é ensinar aos alunos a utilização dos equipamentos de cálculo chamados Desafiador e Soroban, os quais proporcionam aos estudantes acompanhar os conteúdos matemáticos em sala de aula regular de maneira igualitária em relação aos outros alunos que são normovisuais. Como cada indivíduo é único em sua singularidade, assim também são os caminhos percorridos durante a aprendizagem, ou seja, cada um de acordo com suas condições emocionais, físicas, cognitivas e nesse caso específico os resíduos visuais ou não, tem suas particularidades no ato de se desenvolver e aprender. nossa metodologia de abordagem qualitativa consistiu em apresentar as ferramentas aos estudantes, assim como, suas características e seu manuseio. em seguida, como registrar os números com diferentes ordens e classes. E posteriormente, como calcular adição, subtração, multiplicação e divisão. 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