O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48039 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1925 "inscrito_id" => 10138 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo conhecer e analisar o ensino de ciências nos anos iniciais a partir da sua historicidade e da concepção da pedagogia histórico cítica. Para tanto, nos guiamos pelas seguinte questão: Qual o papel da ciências no ensino fundamental e sua relação com a democratização do conhecimento? A metodologia empregada será de cunho teórico, buscando respaldo em autores clássicos do século XVII, XVIII, XIX e XX, sobre a temática do papel da ciência no desenvolvimento do capitalismo e suas implicações como disciplina no ensino básico. Entre os autores podemos citar Galileu, Descartes, Diderot, Charles Darwin e Dermeval Saviani. Portanto, o texto versa sobre a compreensão da relação ensino/aprendizagem e a Pedagogia Histórico Crítica para o ensino de ciências. Contudo, ainda há tempo para que possamos revindicar um conhecimento do qual o sujeito interprete e relacione a ciência como produto histórico e pertencente a humanidade e para garantir aos futuros cidadãos uma educação em que nossas crianças, venham desfrutar de um ambiente com consciência e participativo, sabendo que a vida é uma via de mão dupla, pois a mesma, tem suas responsabilidades sociais. Portanto, o aluno deve estar preparado para transformação do seu conhecimento teórico em prática social, necessária para mudanças sociais e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10138_09092018114742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE SARTORI JABUR" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonesartorijabur@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48039 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1925 "inscrito_id" => 10138 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo conhecer e analisar o ensino de ciências nos anos iniciais a partir da sua historicidade e da concepção da pedagogia histórico cítica. Para tanto, nos guiamos pelas seguinte questão: Qual o papel da ciências no ensino fundamental e sua relação com a democratização do conhecimento? A metodologia empregada será de cunho teórico, buscando respaldo em autores clássicos do século XVII, XVIII, XIX e XX, sobre a temática do papel da ciência no desenvolvimento do capitalismo e suas implicações como disciplina no ensino básico. Entre os autores podemos citar Galileu, Descartes, Diderot, Charles Darwin e Dermeval Saviani. Portanto, o texto versa sobre a compreensão da relação ensino/aprendizagem e a Pedagogia Histórico Crítica para o ensino de ciências. Contudo, ainda há tempo para que possamos revindicar um conhecimento do qual o sujeito interprete e relacione a ciência como produto histórico e pertencente a humanidade e para garantir aos futuros cidadãos uma educação em que nossas crianças, venham desfrutar de um ambiente com consciência e participativo, sabendo que a vida é uma via de mão dupla, pois a mesma, tem suas responsabilidades sociais. Portanto, o aluno deve estar preparado para transformação do seu conhecimento teórico em prática social, necessária para mudanças sociais e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10138_09092018114742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE SARTORI JABUR" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonesartorijabur@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }