O ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: A PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA REVOLTA QUEBRA QUILOS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48097 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3616 "inscrito_id" => 10523 "titulo" => "O ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: A PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA REVOLTA QUEBRA QUILOS." "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa em andamento de PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio) sobre o estudo de grandezas e medidas na proposição de problemas de matemática a partir da Revolta Quebra Quilos. Propomos analisar e discutir conjuntamente com os alunos, a partir da revisão de literatura acerca dos temas: Grandezas e Medidas, Proposição de Problemas e Revolta dos Quebra Quilos; bem como a criação de uma lista de problemas do conteúdo matemático Pesos e Medidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo na modalidade pesquisa exploratória que consiste num levantamento bibliográfico e na elaboração de um produto a partir de experimentações investigativas e criativas. Os resultados preliminares apontam que sempre houve resistência as implementações de sistemas de medidas padronizados em face das unidades de medidas informais. Por exemplo: aqui no Nordeste brasileiro, temos o movimento popular denominado Revolta Quebra Quilos que é símbolo de resistência e luta legítima, levante este que teve como mote a imposição por parte de D. Pedro II ao uso do sistema métrico decimal. Quanto a metodologia de ensino-aprendizagem através da proposição de problemas podemos afirmar que ela acontece antes, durante e depois da resolução de problemas. Por fim, integrar a proposição de problemas ao estudo de grandezas e medidas a partir dos Quebras Quilos consistirá em realizar um trabalho de estudo e pesquisa numa visão interdisciplinar dos conteúdos como uma alternativa metodológica para o ensino de matemática para este bloco de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS, QUEBRA QUILOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID10523_16092018140615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEDEVANDE MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEDEVANDE MARTINS" "autor_email" => "ledevande.martins@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48097 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3616 "inscrito_id" => 10523 "titulo" => "O ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: A PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA REVOLTA QUEBRA QUILOS." "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa em andamento de PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio) sobre o estudo de grandezas e medidas na proposição de problemas de matemática a partir da Revolta Quebra Quilos. Propomos analisar e discutir conjuntamente com os alunos, a partir da revisão de literatura acerca dos temas: Grandezas e Medidas, Proposição de Problemas e Revolta dos Quebra Quilos; bem como a criação de uma lista de problemas do conteúdo matemático Pesos e Medidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo na modalidade pesquisa exploratória que consiste num levantamento bibliográfico e na elaboração de um produto a partir de experimentações investigativas e criativas. Os resultados preliminares apontam que sempre houve resistência as implementações de sistemas de medidas padronizados em face das unidades de medidas informais. Por exemplo: aqui no Nordeste brasileiro, temos o movimento popular denominado Revolta Quebra Quilos que é símbolo de resistência e luta legítima, levante este que teve como mote a imposição por parte de D. Pedro II ao uso do sistema métrico decimal. Quanto a metodologia de ensino-aprendizagem através da proposição de problemas podemos afirmar que ela acontece antes, durante e depois da resolução de problemas. Por fim, integrar a proposição de problemas ao estudo de grandezas e medidas a partir dos Quebras Quilos consistirá em realizar um trabalho de estudo e pesquisa numa visão interdisciplinar dos conteúdos como uma alternativa metodológica para o ensino de matemática para este bloco de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS, QUEBRA QUILOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID10523_16092018140615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEDEVANDE MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEDEVANDE MARTINS" "autor_email" => "ledevande.martins@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }