A música é uma das atividades que exerce grande influência no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Trabalhá-la é de grande relevância, pois além de tornar a aula mais prazerosa e alegre, podemos afirmar que é também facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Mediante estudos de diferentes teóricos vimos que a inserção dos instrumentos musicais nas praticas pedagógicas permite o aprimoramento da coordenação motora, da socialização, da capacidade de aprendizagem, do lúdico, da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Este trabalho é fruto da realização de uma Oficina Pedagógica realizada em uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que atuam na Educação infantil. A oficina foi dividia em quatro momentos: No primeiro, realizamos o levantamento bibliográfico e estudos em grupo; no segundo, escolha do tema, escrita da justificativa, dos objetivos e da metodologia; no terceiro, escrita do referencial teórico, no último tivemos a execução das oficinas. Nesta atividade construímos quatro instrumentos como sugestões: o tambor, o chocalho, o pandeiro e a bateria. Estes instrumentos são recursos a mais para o professor trabalhar com as crianças, de forma que nos possibilite a criação de um clima favorável para o desenvolvimento de propostas de atividades a partir da prática da musicalização em sala de aula. Ao final da oficina pudemos concluir a importância de trabalhos dessa natureza como suporte a mais para o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos que buscam sentido na sala de aula, para além da decodificação de conteúdos.