O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48128 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 3276 "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3276_30082018192240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48128 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 3276 "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Neste trabalho desenhamos o relato de uma experiência didática desenvolvida no ensino médio, cujo objetivo foi analisar o uso do jogo didático na construção da aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos o jogo de tabuleiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo. O jogo foi produzido levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas durante a observação das aulas de biologia da sala D do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Pautados na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo; em seguida propomos a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção da aprendizagem significativa por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3276_30082018192240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }