O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48137 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 9873 "titulo" => "O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Nas últimas décadas, acompanhamos diferentes discursos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como estratégias de ensino mediante comunicação interativa e digital. Neste texto, buscamos verificar a trajetória histórica do jornal impresso nos dias atuais e no Amazonas, pois diante de vários avanços tecnológicos nos perguntamos sobre a sobrevivência dos meios de comunicação de massa mais antigos da sociedade, após analisamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos sobre o jornal impresso nos dias atuais. Para isto recorremos a autores como Johnson, Martins, Luca, Amadei e documento Brasil. Em seguida, discutimos sobre o jornal impresso no Amazonas. Neste momento, utilizamos como suporte teórico os textos de Souza, Taveira, Azevedo e Pinheiro. Por fim, buscamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. Utilizamos como suporte teórico, Azevedo e Nascimento. Sendo assim, os resultados apontam que o jornal impresso já sofreu decretos de óbito inúmeras vezes, com o surgimento do avanço tecnológico, mas, que continua fazendo e disseminando histórias, pois um recurso vivo é aquele que busca no velho algo novo, que transcende em um ritmo equilibrado com vista à sociedade atual. Dessa forma, acreditamos que a produção deste estudo proporcionou um (re)pensar sobre a história viva do jornal impresso para a Divulgação da Ciência na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JORNAL IMPRESSO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIAS ATUAIS, DIAS ATUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9873_09092018191306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO" "autor_email" => "argicely.pedpsi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48137 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 9873 "titulo" => "O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Nas últimas décadas, acompanhamos diferentes discursos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como estratégias de ensino mediante comunicação interativa e digital. Neste texto, buscamos verificar a trajetória histórica do jornal impresso nos dias atuais e no Amazonas, pois diante de vários avanços tecnológicos nos perguntamos sobre a sobrevivência dos meios de comunicação de massa mais antigos da sociedade, após analisamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos sobre o jornal impresso nos dias atuais. Para isto recorremos a autores como Johnson, Martins, Luca, Amadei e documento Brasil. Em seguida, discutimos sobre o jornal impresso no Amazonas. Neste momento, utilizamos como suporte teórico os textos de Souza, Taveira, Azevedo e Pinheiro. Por fim, buscamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. Utilizamos como suporte teórico, Azevedo e Nascimento. Sendo assim, os resultados apontam que o jornal impresso já sofreu decretos de óbito inúmeras vezes, com o surgimento do avanço tecnológico, mas, que continua fazendo e disseminando histórias, pois um recurso vivo é aquele que busca no velho algo novo, que transcende em um ritmo equilibrado com vista à sociedade atual. Dessa forma, acreditamos que a produção deste estudo proporcionou um (re)pensar sobre a história viva do jornal impresso para a Divulgação da Ciência na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JORNAL IMPRESSO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIAS ATUAIS, DIAS ATUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9873_09092018191306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO" "autor_email" => "argicely.pedpsi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }