O LÚDICO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48152 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, amplia o imaginário das crianças, construindo um melhor desempenho em todos os sentidos, apresentando-se como requisito importante para o desenvolvimento cognitivo e motor, relacionados à socialização e também a aprendizagem. Por meio de momentos de prazer e alegria as crianças constroem uma aprendizagem divertida e significativa. Através da brincadeira a criança constrói sua própria identidade, e diante dos desafios encontrados na realização dos jogos, construindo sua autonomia, pois se apropria dos mecanismos ou atitudes próprias como solucionar suas limitações e medos, compreendendo e formulando seu pensamento e suas potencialidades, a utilização do lúdico facilita à prática do ensino e torna a aprendizagem prazerosa. O estudo foi realizado por meio de pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados coletados durante as observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das séries iniciais do ensino fundamental, envolvidos no projeto. A pesquisa foi realizada nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com faixa etária de 06 a 10 anos de idade, na Escola Municipal São Romão, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, o mesmo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2017. De acordo com os objetivos propostos para o projeto, foram desenvolvidas atividades de construção e aplicação de jogos e brincadeiras, voltados para aprendizagem matemática, através da utilização do lúdico por meio de jogos e brincadeiras, onde foram utilizados como instrumento facilitador da aprendizagem nos mais diversos conteúdos estudados, nas aulas de matemática, durante todo o ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, LÚDICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID561_17092018183728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLE JACIANI DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KELLE JACIANI" "autor_email" => "kelle_jaciani@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48152 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, amplia o imaginário das crianças, construindo um melhor desempenho em todos os sentidos, apresentando-se como requisito importante para o desenvolvimento cognitivo e motor, relacionados à socialização e também a aprendizagem. Por meio de momentos de prazer e alegria as crianças constroem uma aprendizagem divertida e significativa. Através da brincadeira a criança constrói sua própria identidade, e diante dos desafios encontrados na realização dos jogos, construindo sua autonomia, pois se apropria dos mecanismos ou atitudes próprias como solucionar suas limitações e medos, compreendendo e formulando seu pensamento e suas potencialidades, a utilização do lúdico facilita à prática do ensino e torna a aprendizagem prazerosa. O estudo foi realizado por meio de pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados coletados durante as observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das séries iniciais do ensino fundamental, envolvidos no projeto. A pesquisa foi realizada nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com faixa etária de 06 a 10 anos de idade, na Escola Municipal São Romão, localizada na zona rural do município de Mossoró-RN, o mesmo foi desenvolvido durante o ano letivo de 2017. De acordo com os objetivos propostos para o projeto, foram desenvolvidas atividades de construção e aplicação de jogos e brincadeiras, voltados para aprendizagem matemática, através da utilização do lúdico por meio de jogos e brincadeiras, onde foram utilizados como instrumento facilitador da aprendizagem nos mais diversos conteúdos estudados, nas aulas de matemática, durante todo o ano letivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, LÚDICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID561_17092018183728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLE JACIANI DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KELLE JACIANI" "autor_email" => "kelle_jaciani@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }