DOS PROJETOS A MOTIVAÇÃO: A ESCOLA ENQUANTO MEDIADORA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47015 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1881 "inscrito_id" => 551 "titulo" => "DOS PROJETOS A MOTIVAÇÃO: A ESCOLA ENQUANTO MEDIADORA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES" "resumo" => "Muitos são os desafios atrelados ao processo ensino-aprendizagem do aluno que, por conseguinte resultam em dados negativos para a escola e o trabalho pedagógico dos professores. Pensar alternativas que congreguem ações efetivas, envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos, é algo necessário e indispensável para alavancar tais resultados, e isso só é possível quando a comunidade escolar assume tal responsabilidade e trabalha em conjunto para que tais ações sejam executadas a partir da coletividade. Mais que meros dados estatísticos focados apenas nos números, é preciso pensar as práticas de intervenção pedagógica centradas nos sujeitos, uma vez que estes trazem consigo experiências de vida e questões subjetivas que os tornam ímpares. E olhar os mesmos a partir de suas especificidades, é atentar para o ser que pensa, age e reflete a partir do chão que pisa, sua realidade e contexto social. Sendo assim, este artigo toma por base algumas reflexões sobre o PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) de uma escola da rede pública de ensino, visando alguns objetivos, como melhorar os índices negativos, tornando-os positivos, através de ações que envolvam o letramento e suas diversas formas, a partir das práticas de sala de aula ao longo do ano letivo de 2018. Para tanto, embasaremos nossa reflexão a luz de autores e dos resultados positivos de experiências bem desenvolvidas em sala de aula. Acreditamos assim, que quanto maior o envolvimentos dos sujeitos, mais positivo se tornam os resultados para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESCOLA., MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM, PROJETO DE INTERVENÇÃO, LETRAMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID551_09092018012248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIO CÉSAR LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVIO CESAR" "autor_email" => "sclopes2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47015 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1881 "inscrito_id" => 551 "titulo" => "DOS PROJETOS A MOTIVAÇÃO: A ESCOLA ENQUANTO MEDIADORA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES" "resumo" => "Muitos são os desafios atrelados ao processo ensino-aprendizagem do aluno que, por conseguinte resultam em dados negativos para a escola e o trabalho pedagógico dos professores. Pensar alternativas que congreguem ações efetivas, envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos, é algo necessário e indispensável para alavancar tais resultados, e isso só é possível quando a comunidade escolar assume tal responsabilidade e trabalha em conjunto para que tais ações sejam executadas a partir da coletividade. Mais que meros dados estatísticos focados apenas nos números, é preciso pensar as práticas de intervenção pedagógica centradas nos sujeitos, uma vez que estes trazem consigo experiências de vida e questões subjetivas que os tornam ímpares. E olhar os mesmos a partir de suas especificidades, é atentar para o ser que pensa, age e reflete a partir do chão que pisa, sua realidade e contexto social. Sendo assim, este artigo toma por base algumas reflexões sobre o PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) de uma escola da rede pública de ensino, visando alguns objetivos, como melhorar os índices negativos, tornando-os positivos, através de ações que envolvam o letramento e suas diversas formas, a partir das práticas de sala de aula ao longo do ano letivo de 2018. Para tanto, embasaremos nossa reflexão a luz de autores e dos resultados positivos de experiências bem desenvolvidas em sala de aula. Acreditamos assim, que quanto maior o envolvimentos dos sujeitos, mais positivo se tornam os resultados para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESCOLA., MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM, PROJETO DE INTERVENÇÃO, LETRAMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID551_09092018012248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIO CÉSAR LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVIO CESAR" "autor_email" => "sclopes2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }