O PCN E O PNLD NO ENSINO DA GRAMÁTICA:ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48201 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 576 "inscrito_id" => 7671 "titulo" => "O PCN E O PNLD NO ENSINO DA GRAMÁTICA:ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos produzidos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado da Paraíba. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, PCN, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID7671_10082018165622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA" "autor_nome_curto" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA" "autor_email" => "jucy.nobrega@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48201 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 576 "inscrito_id" => 7671 "titulo" => "O PCN E O PNLD NO ENSINO DA GRAMÁTICA:ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos produzidos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado da Paraíba. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, PCN, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID7671_10082018165622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA" "autor_nome_curto" => "JUCIANE NÓBREGA LIMA" "autor_email" => "jucy.nobrega@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }