UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49295 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 6471 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "São numerosos os obstáculos durante o processo de ensino-aprendizagem. Além de horários insuficientes, professores sem formação didática apropriada e desmotivação dos docentes, os professores mantêm-se atados a metodologias tradicionais e os estudantes tem aversão e/ou dificuldade na assimilação de determinados conteúdos. Em vista disso, existe a necessidade de se utilizar metodologias de ensino inovadoras para minimizar os desafios da ensino-aprendizagem, revertendo essa realidade. O trabalho apresentado é resultado parcial de uma pesquisa que está sendo desenvolvida, visando mostrar a relevância das paródias musicais como ferramenta para o aprendizado dos docentes, em escola de Ensino Médio, localizadas na Zona Urbana do município de Caxias, Maranhão, partindo da necessidade de tornar as aulas mais interessantes, e se justifica na medida em que permite o trabalho interdisciplinar, diminuindo as fronteiras entre a teoria e a prática. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa com uso de questionários, sendo complementada por aula ministrada e demonstração de paródias relacionadas ao conteúdo trabalhado. Percebe-se que as paródias causam um entusiasmo nos alunos, uma vez que a música torna a aula distinta das habituais, mais dinâmica e agradável do que as enfrentadas cotidianamente. Pode-se inferir que o uso de paródias musicais como proposta didático-pedagógica é avaliado pelos discentes como um método que apresenta eficácia e dinamicidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MÉTODO DE ENSINO, PARÓDIA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6471_16082018094858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA GOMES VIANA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina.viana@acad.ifma." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49295 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 6471 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "São numerosos os obstáculos durante o processo de ensino-aprendizagem. Além de horários insuficientes, professores sem formação didática apropriada e desmotivação dos docentes, os professores mantêm-se atados a metodologias tradicionais e os estudantes tem aversão e/ou dificuldade na assimilação de determinados conteúdos. Em vista disso, existe a necessidade de se utilizar metodologias de ensino inovadoras para minimizar os desafios da ensino-aprendizagem, revertendo essa realidade. O trabalho apresentado é resultado parcial de uma pesquisa que está sendo desenvolvida, visando mostrar a relevância das paródias musicais como ferramenta para o aprendizado dos docentes, em escola de Ensino Médio, localizadas na Zona Urbana do município de Caxias, Maranhão, partindo da necessidade de tornar as aulas mais interessantes, e se justifica na medida em que permite o trabalho interdisciplinar, diminuindo as fronteiras entre a teoria e a prática. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa com uso de questionários, sendo complementada por aula ministrada e demonstração de paródias relacionadas ao conteúdo trabalhado. Percebe-se que as paródias causam um entusiasmo nos alunos, uma vez que a música torna a aula distinta das habituais, mais dinâmica e agradável do que as enfrentadas cotidianamente. Pode-se inferir que o uso de paródias musicais como proposta didático-pedagógica é avaliado pelos discentes como um método que apresenta eficácia e dinamicidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MÉTODO DE ENSINO, PARÓDIA, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6471_16082018094858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA GOMES VIANA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina.viana@acad.ifma." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }