O PERFIL DO ALUNO DA LICENCIATURA DO CAMPUS I DA UFPB
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48207 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 954 "titulo" => "O PERFIL DO ALUNO DA LICENCIATURA DO CAMPUS I DA UFPB" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura no país reflete o quadro socioeconômico e cultural tão diversificado da sociedade moderna, dando margem para que o corpo docente das universidades federais se depare com situações que repercutem inúmeras vezes em um ensino pouco significativo. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil psicossocial dos alunos da licenciatura da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, identificando as dimensões sociopolítica, técnica e humana dos mesmos. Esta pesquisa trouxe à tona a visão dos participantes sobre a profissão docente e suas aspirações com relação à formação oferecida na instituição. Proporcionando a investigação do impacto das mesmas no processo de ensino-aprendizagem de quatrocentos e um (401) licenciandos de dezesseis (16) cursos de licenciatura entre os vinte e dois (22) cursos existentes na nossa instituição, durante os anos de 2012 a 2014, compreendendo seis (06) períodos letivos. A metodologia utilizada foi de caráter quanti-qualitativo. Os dados coletados através de questionário foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), possibilitando sua interpretação. Entre os questionamentos, observou-se que mais de 50% dos pesquisados são oriundos da rede pública de ensino e ingressos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No que diz respeito à escolha do curso, várias vertentes foram encontradas, embora, a influência do mercado de trabalho e o interesse pessoal se sobressaíram entre as demais. Outros questionamentos evidenciaram a convicção dos participantes sobre a importância da teoria aliada à prática, como uma ocasião favorável para minimizar as dificuldades e lacunas na formação docente que refletem no processo ensino-aprendizagem dos educandos e, consequentemente, no seu futuro profissional. Existe uma controvérsia na opinião dos participantes, pois, quando questionados sobre a qualidade das aulas de seus professores (da área específica e os da área da formação docente), a maioria se mostrou satisfeito. Ao final, no entanto, eles apontaram que as lacunas e as dificuldades de sua formação estão relacionadas diretamente ao corpo docente, uma vez que este é a única forma de relação entre o aluno e a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PERFIL DO ALUNO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID954_23082018143150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "MARA" "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48207 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 954 "titulo" => "O PERFIL DO ALUNO DA LICENCIATURA DO CAMPUS I DA UFPB" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura no país reflete o quadro socioeconômico e cultural tão diversificado da sociedade moderna, dando margem para que o corpo docente das universidades federais se depare com situações que repercutem inúmeras vezes em um ensino pouco significativo. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil psicossocial dos alunos da licenciatura da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, identificando as dimensões sociopolítica, técnica e humana dos mesmos. Esta pesquisa trouxe à tona a visão dos participantes sobre a profissão docente e suas aspirações com relação à formação oferecida na instituição. Proporcionando a investigação do impacto das mesmas no processo de ensino-aprendizagem de quatrocentos e um (401) licenciandos de dezesseis (16) cursos de licenciatura entre os vinte e dois (22) cursos existentes na nossa instituição, durante os anos de 2012 a 2014, compreendendo seis (06) períodos letivos. A metodologia utilizada foi de caráter quanti-qualitativo. Os dados coletados através de questionário foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), possibilitando sua interpretação. Entre os questionamentos, observou-se que mais de 50% dos pesquisados são oriundos da rede pública de ensino e ingressos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No que diz respeito à escolha do curso, várias vertentes foram encontradas, embora, a influência do mercado de trabalho e o interesse pessoal se sobressaíram entre as demais. Outros questionamentos evidenciaram a convicção dos participantes sobre a importância da teoria aliada à prática, como uma ocasião favorável para minimizar as dificuldades e lacunas na formação docente que refletem no processo ensino-aprendizagem dos educandos e, consequentemente, no seu futuro profissional. Existe uma controvérsia na opinião dos participantes, pois, quando questionados sobre a qualidade das aulas de seus professores (da área específica e os da área da formação docente), a maioria se mostrou satisfeito. Ao final, no entanto, eles apontaram que as lacunas e as dificuldades de sua formação estão relacionadas diretamente ao corpo docente, uma vez que este é a única forma de relação entre o aluno e a construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PERFIL DO ALUNO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID954_23082018143150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "MARA" "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }