A história da educação brasileira foi construída de várias histórias, que contribuíram para o legado cultural educacional. Para falar sobre esse processo é necessário voltar-se para o período colonial, mais precisamente para a época em que os jesuítas estiveram presentes catequizando os indígenas. A pesquisa tem a abordagem qualitativa, pois trabalhou com analise de resultados por meio de conceitos e de ideias. Para melhor compreensão desse fato foi elucidado por meio de contextos históricos, bem como a atuação educacional dos jesuítas, relatando fatos por meios de teorias que contribuem na conjuntura histórica com suas ideias que foram construídas e constituídas mediante pesquisas. Diante desses fatos a pesquisa busca relatar; Quais as influências da educação jesuítica no sistema educacional brasileiro. Portanto esse trabalho monográfico, objetiva; Conhecer o processo educacional jesuítico e para o alcance desse objetivo, foi seguido os seguintes específicos; Realizar pesquisas bibliográficas de fatos históricos relacionados ao sistema de educação no período jesuítico e Analisar a contribuição desse aspecto educacional para a sociedade hodierna; A pesquisa vai apenas mostrar um pouco do modelo de educação, como a temática é bem ampla leva-se muito tempo para descrever todos os fatos ocorridos na época.