O PROCESSO LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NAS ESCOLAS
BRASILEIRAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48240 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => """ O PROCESSO LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NAS ESCOLAS\r\n BRASILEIRAS """ "resumo" => "A leitura é uma atividade que depende de vários fatores para consolidar o conhecimento ensino aprendizagem sabe-se que o aprendiz é o elemento imprescindível nesse cenário educacional, mas o individuo se insere num contexto social que envolve disposições atitudinais, capacidades relativas à compreensão, à produção de sentidos. Diante do exposto é importante frisar que a criança participa de processo ativo de formação continuada da escrita e leitura, os textos que leu vão determinar suas futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras etc. Atitudes como gostar de lê e interessar-se pela leitura e pelos livros muitas vezes são iniciativas fantásticas proposta por familiares que prioriza uma educação de qualidade. A escola deve dá assistência essas crianças incentivando mais e mais a leitura de deve promover rodas de leituras para despertar ainda mais o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, não é necessário que o aluno espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode acompanhar as leituras feitas pela professora, pode manusear livros e outros impressos, tentando "ler" ou adivinhar o que está escrito. Para a realização deste trabalho, partiu-se do seguinte problema: como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na criança. Este trabalho tem como objetivo geral, compreender como ocorre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como as hipóteses destas habilidades no processo de aquisição do sistema alfabético, fazendo uma análise também de como alfabetizar letrando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5822_01092018220815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES " "autor_nome_curto" => "GILSON" "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48240 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => """ O PROCESSO LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO NAS ESCOLAS\r\n BRASILEIRAS """ "resumo" => "A leitura é uma atividade que depende de vários fatores para consolidar o conhecimento ensino aprendizagem sabe-se que o aprendiz é o elemento imprescindível nesse cenário educacional, mas o individuo se insere num contexto social que envolve disposições atitudinais, capacidades relativas à compreensão, à produção de sentidos. Diante do exposto é importante frisar que a criança participa de processo ativo de formação continuada da escrita e leitura, os textos que leu vão determinar suas futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras etc. Atitudes como gostar de lê e interessar-se pela leitura e pelos livros muitas vezes são iniciativas fantásticas proposta por familiares que prioriza uma educação de qualidade. A escola deve dá assistência essas crianças incentivando mais e mais a leitura de deve promover rodas de leituras para despertar ainda mais o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, não é necessário que o aluno espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode acompanhar as leituras feitas pela professora, pode manusear livros e outros impressos, tentando "ler" ou adivinhar o que está escrito. Para a realização deste trabalho, partiu-se do seguinte problema: como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita na criança. Este trabalho tem como objetivo geral, compreender como ocorre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como as hipóteses destas habilidades no processo de aquisição do sistema alfabético, fazendo uma análise também de como alfabetizar letrando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5822_01092018220815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES " "autor_nome_curto" => "GILSON" "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }