O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA VIVÊNCIA COTIDIANA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48254 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 5070 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA VIVÊNCIA COTIDIANA" "resumo" => """ Esta pesquisa é um produto da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 2, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Que visa contribuir na discursão sobre a gestão escolar com foco no Projeto Político-Pedagógico e sua efetivação no cotidiano da instituição. Tendo como objetivo geral analisar como a escola considera o PPP na sua organização do trabalho pedagógico e a administração. Partindo dos objetivos específicos de identificar e caracterizar as propostas abordadas no PPP e sua vivência no cotidiano escolar.\r\n o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples conjunto de planos de ensino, ou algo que é constituído e em seguida arquivado como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele necessita ser construído para/pela escola de acordo com suas singularidades e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo, são estes funcionários técnico-administrativos, alunos, pais/responsáveis.Sendo necessário que se construa através de um processo democrático que assegure a participação de todos no procedimento.\r\n entendemos o conceito de Projeto Político-Pedagógico conforme Libâneo, Oliveira e Toschi “é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos” (2003, p. 345 e 346). De político entendemos que a escola é formadora de cidadãos conscientes, responsáveis, críticos e atuantes individual e coletivamente nos rumos da sociedade. O termo pedagógico, por sua vez, refere-se à dimensão que possibilita a efetivação da finalidade da educação, que é o ato de ensinar e aprender.\r\n O Projeto Político-Pedagógico quando constituído não pode ser arquivado como tarefa burocrática, nem ser apenas um conjunto de planos de ensino e atividades, diz Veiga (1995). Quando a escola constrói, concretiza e avalia sua proposta pedagógica coletivamente envolvendo todos os participantes do processo, proporciona a gestão democrática na escola pública que com qualidade social contribui para emancipação do ser humano.\r\n Em suma, o projeto da escola tem como objetivo principal os processos de ensino que se revelarão em aprendizagem. Para isso é necessário uma definição de qual concepção o Projeto Político-Pedagógico a escola vai utilizar e que este seja seu instrumento direcionador nas práticas da vivência educativa no cotidiano escolar para que a escola e os participantes dela se tornem autônomos no processo educativo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5070_09092018205528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL FREITAS" "autor_email" => "raqfre2016@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAMPUS AGRESTE (UFPE-CAA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48254 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 5070 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA VIVÊNCIA COTIDIANA" "resumo" => """ Esta pesquisa é um produto da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 2, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Que visa contribuir na discursão sobre a gestão escolar com foco no Projeto Político-Pedagógico e sua efetivação no cotidiano da instituição. Tendo como objetivo geral analisar como a escola considera o PPP na sua organização do trabalho pedagógico e a administração. Partindo dos objetivos específicos de identificar e caracterizar as propostas abordadas no PPP e sua vivência no cotidiano escolar.\r\n o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples conjunto de planos de ensino, ou algo que é constituído e em seguida arquivado como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele necessita ser construído para/pela escola de acordo com suas singularidades e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo, são estes funcionários técnico-administrativos, alunos, pais/responsáveis.Sendo necessário que se construa através de um processo democrático que assegure a participação de todos no procedimento.\r\n entendemos o conceito de Projeto Político-Pedagógico conforme Libâneo, Oliveira e Toschi “é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos” (2003, p. 345 e 346). De político entendemos que a escola é formadora de cidadãos conscientes, responsáveis, críticos e atuantes individual e coletivamente nos rumos da sociedade. O termo pedagógico, por sua vez, refere-se à dimensão que possibilita a efetivação da finalidade da educação, que é o ato de ensinar e aprender.\r\n O Projeto Político-Pedagógico quando constituído não pode ser arquivado como tarefa burocrática, nem ser apenas um conjunto de planos de ensino e atividades, diz Veiga (1995). Quando a escola constrói, concretiza e avalia sua proposta pedagógica coletivamente envolvendo todos os participantes do processo, proporciona a gestão democrática na escola pública que com qualidade social contribui para emancipação do ser humano.\r\n Em suma, o projeto da escola tem como objetivo principal os processos de ensino que se revelarão em aprendizagem. Para isso é necessário uma definição de qual concepção o Projeto Político-Pedagógico a escola vai utilizar e que este seja seu instrumento direcionador nas práticas da vivência educativa no cotidiano escolar para que a escola e os participantes dela se tornem autônomos no processo educativo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5070_09092018205528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL FREITAS" "autor_email" => "raqfre2016@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CAMPUS AGRESTE (UFPE-CAA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }