O TEXTO NA SALA DE AULA:
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48301 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3204 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => """ O TEXTO NA SALA DE AULA: \r\n A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4110_11092018194651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES OLIVEIRA DO MONTE" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS DORES O DO MONTE" "autor_email" => "mddoresoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48301 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3204 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => """ O TEXTO NA SALA DE AULA: \r\n A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4110_11092018194651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES OLIVEIRA DO MONTE" "autor_nome_curto" => "MARIA DAS DORES O DO MONTE" "autor_email" => "mddoresoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }