O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48307 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 8713 "titulo" => """ O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL\r\n E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os\r\n desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações\r\n de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância\r\n para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do\r\n Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de\r\n sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema:\r\n Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos\r\n TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O\r\n percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo,\r\n torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção\r\n formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação\r\n do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com\r\n abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de\r\n dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação\r\n possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos\r\n Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o\r\n qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus\r\n campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o\r\n registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos\r\n demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria\r\n do processo educativo no IFG. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PEDAGOGO TAE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DISCENTE, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8713_24082018233111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA" "autor_nome_curto" => "WALLACE" "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48307 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 8713 "titulo" => """ O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL\r\n E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os\r\n desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações\r\n de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância\r\n para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do\r\n Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de\r\n sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema:\r\n Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos\r\n TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O\r\n percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo,\r\n torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção\r\n formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação\r\n do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com\r\n abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de\r\n dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação\r\n possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos\r\n Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o\r\n qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus\r\n campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o\r\n registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos\r\n demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria\r\n do processo educativo no IFG. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PEDAGOGO TAE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DISCENTE, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8713_24082018233111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA" "autor_nome_curto" => "WALLACE" "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }