O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48350 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => """ Utilizar recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo de ciências é uma técnica bastante estudada e aceita. Esse trabalho demonstra a aplicação de um jogo como recurso didático para o ensino de biologia, especificamente a área de ecologia. Utilizando os conceitos de distúrbio e estresses, os alunos deverão jogar como se fossem espécies tentando sobreviver na natureza: gerando prole através das dificuldades que os estresses e os distúrbios geram. Para isso, serão utilizadas garrafas PET, tecido TNT e um balão de borracha cheio de areia.\r\n Esse recurso permite que o aluno entenda que o estresse na natureza é um empecilho leve para a reprodução e triunfo de determinada espécies. Por ser leve, os obstáculos mais simples do jogo se referem a ele. Os distúrbios, por outro lado, são acontecimentos mais severos, pois podem muito facilmente resultar na extinção em massa de várias espécies de uma vez e, portanto, são representados pelos obstáculos mais complexos de serem ultrapassados. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ECOLOGIA, ECOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3544_11082018184730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEITOR AYRES BELO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "HEITOR" "autor_email" => "heitor.vongola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48350 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 3544 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => """ Utilizar recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo de ciências é uma técnica bastante estudada e aceita. Esse trabalho demonstra a aplicação de um jogo como recurso didático para o ensino de biologia, especificamente a área de ecologia. Utilizando os conceitos de distúrbio e estresses, os alunos deverão jogar como se fossem espécies tentando sobreviver na natureza: gerando prole através das dificuldades que os estresses e os distúrbios geram. Para isso, serão utilizadas garrafas PET, tecido TNT e um balão de borracha cheio de areia.\r\n Esse recurso permite que o aluno entenda que o estresse na natureza é um empecilho leve para a reprodução e triunfo de determinada espécies. Por ser leve, os obstáculos mais simples do jogo se referem a ele. Os distúrbios, por outro lado, são acontecimentos mais severos, pois podem muito facilmente resultar na extinção em massa de várias espécies de uma vez e, portanto, são representados pelos obstáculos mais complexos de serem ultrapassados. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ECOLOGIA, ECOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3544_11082018184730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEITOR AYRES BELO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "HEITOR" "autor_email" => "heitor.vongola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }