O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48367 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3506 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: (a) Levantamento bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura, que consistiu na consulta de artigos científicos publicados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Setembro de 2018. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa, disponíveis em textos completos. b) Organização e finalização do artigo, entre Outubro e Dezembro de 2018. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, entre outros, os referenciais de FREIRE (2002), PIAGET (1964), MARCUSCHI e XAVIER (2005), SOUSA; CARVALHO e MARQUES (2012), COTTA (2012), GERHARDT e SILVEIRA (2009), MARIN (2010), MORAN (2004) e RICOY e COUTO (2012). Tal estudo se justifica pelo entendimento de que o ensino atualmente necessita ser realizado de forma mais interativa, dinâmica, atrativa e lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a criatividade do aluno. Concluiu-se, até o momento, a partir do estudo realizado, que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para uma melhor interação entre professor/aluno e aluno/aluno. Além disso, evidencia-se a necessidade de se aprimorar o uso dos recursos tecnológicos modernos disponíveis, como também o uso de novas metodologias" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID1181_15092018112242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lsantos070@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48367 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3506 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: (a) Levantamento bibliográfico, realizado por meio de revisão de literatura, que consistiu na consulta de artigos científicos publicados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Setembro de 2018. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa, disponíveis em textos completos. b) Organização e finalização do artigo, entre Outubro e Dezembro de 2018. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, entre outros, os referenciais de FREIRE (2002), PIAGET (1964), MARCUSCHI e XAVIER (2005), SOUSA; CARVALHO e MARQUES (2012), COTTA (2012), GERHARDT e SILVEIRA (2009), MARIN (2010), MORAN (2004) e RICOY e COUTO (2012). Tal estudo se justifica pelo entendimento de que o ensino atualmente necessita ser realizado de forma mais interativa, dinâmica, atrativa e lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a criatividade do aluno. Concluiu-se, até o momento, a partir do estudo realizado, que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula é essencial para uma melhor interação entre professor/aluno e aluno/aluno. Além disso, evidencia-se a necessidade de se aprimorar o uso dos recursos tecnológicos modernos disponíveis, como também o uso de novas metodologias" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID1181_15092018112242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lsantos070@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }