O USO DO JOGO DIDÁTICO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ECOLOGIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48384 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "O USO DO JOGO DIDÁTICO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ECOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho trata de uma abordagem do jogo como ferramenta para avaliação dos discentes sobre o conteúdo de ecologia passado segundo previsto no plano curricular nacional (PCN) durante a disciplina de estágio supervisionado II em uma escola de rede pública do município de Arapiraca. O jogo foi baseado no quadro The wall, atualmente fazendo parte do programa do caldeirão do hulk, sendo o jogo então nomeado de The Ecology Wall. Foi realizada a aplicação em três turmas de sexto anos no período vespertino durante três dias da semana onde, a turma era dividida em equipes e cada grupo tinha o dever de responder as questões propostas. A partir da aplicação do jogo, foi possível então unir mais a turma fazendo-os trabalhar juntos e captar a atenção dos discentes diante de uma nova situação para o conteúdo proposto, além de instigar o espirito competitivo dos alunos, diante de premiações por critério de ter aprendido o conteúdo ou não." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, COMPETIÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1203_24052018102931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA NAYANNE DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaranayanne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48384 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 1203 "titulo" => "O USO DO JOGO DIDÁTICO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ECOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho trata de uma abordagem do jogo como ferramenta para avaliação dos discentes sobre o conteúdo de ecologia passado segundo previsto no plano curricular nacional (PCN) durante a disciplina de estágio supervisionado II em uma escola de rede pública do município de Arapiraca. O jogo foi baseado no quadro The wall, atualmente fazendo parte do programa do caldeirão do hulk, sendo o jogo então nomeado de The Ecology Wall. Foi realizada a aplicação em três turmas de sexto anos no período vespertino durante três dias da semana onde, a turma era dividida em equipes e cada grupo tinha o dever de responder as questões propostas. A partir da aplicação do jogo, foi possível então unir mais a turma fazendo-os trabalhar juntos e captar a atenção dos discentes diante de uma nova situação para o conteúdo proposto, além de instigar o espirito competitivo dos alunos, diante de premiações por critério de ter aprendido o conteúdo ou não." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, COMPETIÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1203_24052018102931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA NAYANNE DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaranayanne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }