O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48401 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1365 "inscrito_id" => 7083 "titulo" => "O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Estamos em uma era onde a comunicação é mais rápida e a quantidade de mensagens enviadas e recebidas alcança um maior número de pessoas. Para isso, é preciso criar ligações entre a forma tradicional de ensino com a nova realidade em que estudantes e professores estão inseridos, integrando as ferramentas digitais à metodologia de ensino, fazendo uso das redes sociais, principalmente o Youtube, para transmissão e complementação de conteúdo, ou mesmo para informar. Nesse sentido, partimos da problemática de que redes sociais de compartilhamento de vídeos pode ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem na educação superior, amparando-nos em conceitos de teóricos da área ciências tecnológicas e humanas, partindo dos conceitos e fundamentos da Cibercultura e das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC). O presente estudo teve como objetivo caracterizar livros, artigos e investigações relacionados ao Youtube na Educação e que foram publicados nos canais de publicação acadêmica (revistas e anais de congressos científicos) e levantar uma discussão teórica a respeito da temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, MÍDIAS SOCIAIS, YOUTUBE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7083_05092018093123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAFTALLY DANTAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "naftallydantas2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48401 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1365 "inscrito_id" => 7083 "titulo" => "O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Estamos em uma era onde a comunicação é mais rápida e a quantidade de mensagens enviadas e recebidas alcança um maior número de pessoas. Para isso, é preciso criar ligações entre a forma tradicional de ensino com a nova realidade em que estudantes e professores estão inseridos, integrando as ferramentas digitais à metodologia de ensino, fazendo uso das redes sociais, principalmente o Youtube, para transmissão e complementação de conteúdo, ou mesmo para informar. Nesse sentido, partimos da problemática de que redes sociais de compartilhamento de vídeos pode ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem na educação superior, amparando-nos em conceitos de teóricos da área ciências tecnológicas e humanas, partindo dos conceitos e fundamentos da Cibercultura e das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC). O presente estudo teve como objetivo caracterizar livros, artigos e investigações relacionados ao Youtube na Educação e que foram publicados nos canais de publicação acadêmica (revistas e anais de congressos científicos) e levantar uma discussão teórica a respeito da temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, MÍDIAS SOCIAIS, YOUTUBE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7083_05092018093123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAFTALLY DANTAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "naftallydantas2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }